Autoridades solicitaram a evacuação de mais 100.000; há relatos de desaparecidos e corte no fornecimento de energia e água
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: Reprodução/Twitter
Depois do calor intenso, o Japão é castigado agora com chuvas torrenciais em amplas áreas da região nordeste e central. Mais de 100 mil moradores foram orientados a evacuar de suas casas. Há relatos de desaparecidos e de cortes no fornecimento de energia e água.
A Agência de Meteorologia do Japão emitiu o maior alerta de chuva para as províncias de Niigata, na região central, e de Yamagata, no nordeste, onde o rio Mogami transbordou em vários locais, provocando deslizamentos de terra, inundando casas e interrompendo o abastecimento de água. A cidade de Oguni, também em Yamagata, foi isolada devido a deslizamentos de terra e inundações.
Imagens de TV e fotos aéreas mostraram vários bairros residenciais e várias casas e carros submersos em água lamacenta em Yamagata e Niigata.
A chuva forte afeta os serviços ferroviários desde a noite de ontem. As pontes ferroviárias da Banetsu West Line, em Fukushima, e da Yonesaka Line, em Yamagata, entraram em colapso. Os serviços de trem-bala foram suspensos entre Fukushima e Shinjo, em Yamagata, de acordo com a operadora East Japan Railway Co.
Nas 24 horas até o meio-dia de sexta-feira, estão previstos até 250 mm de chuva para a região de Hokuriku, ao longo do Mar do Japão, e até 150 mm na região de Tokai, no centro do Japão.