Não há relatos de feridos ou danos causados pela primeira erupção, mas Agência de Meteorologia elevou alerta para nível mais alto
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: ©Agência de Meteorologia do Japão/Divulgação
Pelo segundo dia consecutivo, um vulcão na ilha de Sakurajima, na província de Kagoshima, entrou em erupção. A Agência de Meteorologia do Japão elevou o alerta para o nível mais alto. Não há por enquanto relato de feridos ou danos causados pela primeira erupção, no domingo.
Depois da primeira explosão, às 20h05 de ontem, a agência elevou o alerta de 3 para 5, numa escala máxima de 5. As autoridades pediram para as pessoas evacuarem a ilha e o governo continua avaliando a situação.
Sakurajima é um dos vulcões mais ativos do Japão e está conectado à Península de Osumi, em Kyushu, a principal ilha do sudoeste do país.
No domingo, uma reportagem da NHK dizia que pedras vulcânicas caíram até 2,5 quilômetros do vulcão.
Esta é a segunda vez que o nível de alerta mais alto foi aplicado a um vulcão no Japão após a erupção de 2015 na ilha de Kuchinoerabu, na província de Kagoshima.
Governo
Segundo reportagem da agência de notícias Kyodo, após a erupção de domingo, o primeiro-ministro Fumio Kishida instruiu seu governo a coletar rapidamente informações sobre qualquer dano causado e criar maneiras de ajudar os moradores locais a evacuar.
A Agência de Meteorologia do Japão observou pequenos movimentos crustais indicando expansão do vulcão.