Pesquisa da NHK mostrou que 49% dos entrevistados são a favor da ideia e 38% contra

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: Reprodução/Divulgação

 

 

O Japão planeja um funeral de Estado para o ex-primeiro-ministro Shinzo Abe no dia 27 de setembro. O político foi morto a tiros em um comício de campanha na cidade de Nara neste mês. A decisão sobre a cerimônia será tomada amanhã, durante reunião do gabinete de Fumio Kishida.

 

Segundo fonte ouvida pela agência de notícias Kyodo, o local será o Nippon Budokan, uma estrutura originalmente construída para os Jogos Olímpicos de Tóquio de 1964, que desde então tem sido um local popular para eventos esportivos e shows, bem como o local para um serviço memorial para os mortos da Segunda Guerra Mundial, realizado todos os anos em 15 de agosto.

 

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, disse na semana passada que Abe, de 67 anos, receberá um funeral de Estado em reconhecimento por ser o primeiro-ministro que ficou mais tempo no poder, bem como por suas contribuições ao Japão e ao mundo.

 

De acordo com a NHK, o último funeral de estado para um ex-primeiro-ministro, no qual o governo arca com os custos totais da cerimônia, foi realizado em 1967 para Shigeru Yoshida. 

 

A questão desencadeou debate em todo o Japão, com opositores se opondo ao uso do dinheiro dos impostos e outros dizendo que o PLD, partido governista, está fazendo uso político da morte de Abe.

 

Assista a Record TV no Japão ao vivo