Mais de 480 mil pessoas foram evacuadas e o transporte público foi interrompido em algumas regiões
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock
Chuvas torrenciais continuam a cair em amplas áreas do sudoeste do Japão nesta terça-feira (19). Por causa do nível recorde de precipitação, as autoridades locais emitiram ordens de evacuação para mais de 480.000 pessoas. Em muitas cidades, o transporte público foi interrompido.
As tempestades caíram da região de Kyushu, no sudoeste, até a região de Tokai, na parte central do país. As autoridades advertem que mais chuvas fortes poderão atingir essas regiões e o nordeste do Japão.
De acordo com reportagem da NHK, a Agência de Meteorologia disse que condições atmosféricas extremamente instáveis devem continuar de oeste a leste do Japão até amanhã, trazendo pancadas de chuvas repentinas.
Em partes das prefeituras de Quioto e Shiga, no oeste do Japão, chuvas recordes de cerca de 90 mm por hora foram registradas, informou a agência meteorológica.
Os serviços de trem-bala foram brevemente suspensos entre Quioto e Maibara, na província de Shiga. Também em Kyushu, vários serviços ferroviários locais foram interrompidos.
A agência adverte sobre deslizamentos de terra, inundações de áreas baixas e elevamento dos níveis dos rios, e está pedindo à população que fique alerta sobre relâmpagos e fortes rajadas de vento, e que mantenha a cautela mesmo depois que a chuva passar. Houve casos de deslizamentos de terra ou de transbordamento de rios algumas horas depois da estiagem das chuvas.