Homem preso no local foi identificado como Tetsuya Yamagami, um morador de 41 anos de Nara e ex-membro da Força de Autodefesa Marítima do Japão
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: Reprodução
Em coletiva de imprensa, o primeiro-ministro Fumio Kishida disse que o ex-primeiro-ministro Shinzo Abe está em “estado grave”, após ser baleado durante um discurso em Nara. “Estou orando por sua sobrevivência do fundo do meu coração”, disse ele.
Abe, de 67 anos, foi baleado por volta das 11h30 de sexta-feira. Segundo informações do corpo de bombeiros que atendeu Abe, ele não estava respirando e seu coração parou enquanto era transportado de helicóptero para um hospital.
O primeiro-ministro chamou o ataque de “covarde e bárbaro” e que o crime durante a campanha eleitoral, que é a base da democracia, é absolutamente imperdoável.
De acordo com reportagem da agência de notícias AP, o secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, disse a repórteres que a polícia prendeu o suposto atirador no local. Ele foi identificado como Tetsuya Yamagami, um morador de 41 anos de Nara e ex-membro da Força de Autodefesa Marítima do Japão.
“Um ato bárbaro como esse é absolutamente imperdoável, não importa quais sejam os motivos, e o condenamos fortemente”, disse Matsuno.
O ataque foi um choque em um país que é um dos mais seguros do mundo e com algumas das leis de controle de armas mais rígidas do mundo.
Abe deixou o cargo em 2020 porque disse que um problema crônico de saúde ressurgiu. Abe tem colite ulcerativa desde a adolescência e disse que a condição foi controlada com tratamento.