O país pode receber até 20 mil pessoas, incluindo residentes, japoneses, estudantes e viajantes a negócios
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock
Depois de dois anos com as fronteiras fechadas aos turistas estrangeiros, o Japão finalmente afrouxou as medidas de controle relacionadas ao coronavírus e passou a aceitar a entrada de grupos hoje.
Visitantes de 98 países e regiões, incluindo o Brasil, foram classificados no nível mais baixo de risco de transmissão da covid-19. Estas pessoas estão isentas de passar por teste para o vírus na chegada e tampouco precisam fazer autoisolamento. Não é exigido cartão de vacinação.
Apesar da abertura, o Japão limitou o número de turistas que podem entrar por dia. O país pode receber até 20 mil pessoas, incluindo residentes, japoneses, estudantes e viajantes a negócios. Também fica restrita a visita apenas para grupos guiados.
De acordo com reportagem da NHK, a Agência de Turismo do Japão divulgou diretrizes especificando que as agências de viagem terão de garantir que os turistas cumpram medidas de prevenção ao contágio, como o uso de máscara. As companhias também devem exigir que os visitantes do exterior concordem em adquirir um seguro de saúde particular, para o caso de precisarem de tratamento médico no Japão.
O secretário-chefe do gabinete do governo do Japão, Hirokazu Matsuno, manifestou esperança de que o reinício da aceitação de turistas do exterior ajude a revitalizar as economias regionais do país. Mas as agências de turismo não têm grandes expectativas para os próximos meses.
“Pretendemos aumentar o número de entradas de turistas em etapas, até chegar aos níveis registrados antes da pandemia”, disse Matsuno.