Ministro das Finanças disse que um orçamento extra será necessário para combater a inflação

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock

 

 

As consequências econômicas da invasão russa à Ucrânia continuam a desafiar os governos. Hoje, o governo enviou ao parlamento um projeto de orçamento extra para combater a inflação e as autoridades e especialistas já alertam a população de que mais aumentos estão por vir. 

 

O ministro das Finanças, Shunichi Suzuki, justificou que o aumento dos preços das matérias-primas pode atrapalhar a recuperação econômica do Japão das consequências do coronavírus.

 

“A incerteza sobre as perspectivas econômicas cresceu após a desestabilização dos preços e da oferta de petróleo bruto e grãos”, disse Suzuki, ao explicar a necessidade urgente de aprovar o orçamento adicional de 2,7 trilhões de ienes (US$ 21 bilhões) para o ano que começou em abril.

 

Segundo reportagem da agência de notícias Kyodo, o orçamento será usado para financiar parte de um pacote de ajuda de 6,2 trilhões de ienes compilado no final de abril. O governo pretende garantir a aprovação parlamentar ainda este mês.

 

O governo já decidiu usar cerca de 1,5 trilhão de ienes de seus fundos de reserva para implementar medidas no pacote de ajuda, como doações em dinheiro de 50.000 ienes por criança para famílias de baixa renda. 

 

O orçamento extra será financiado inteiramente pela emissão de novos títulos, aumentando as preocupações com a saúde fiscal do país, já a pior entre os principais países desenvolvidos.

 

Assista a Record TV no Japão ao vivo