De acordo com o governo japonês, a taxa de vacinação dos jovens continua baixa

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock

 

 

 

Um levantamento divulgado pelo governo japonês mostrou que mais da metade da população recebeu a terceira dose de vacina contra covid-19. Um total de 86,9% das pessoas com mais de 65 anos estão imunizadas. No entanto, a taxa de vacinação entre os jovens continua baixa. Apenas 30,1% e 33,2% dos adultos na faixa dos 20 e dos 30 anos, respectivamente, receberam a dose de reforço.

 

Segundo o governo, os imunizantes provaram ser eficazes contra as novas variantes, especialmente a ômicron. Por isso, as autoridades querem reforçar, através de campanhas, para que a população se mantenha em dia com as vacinas.

 

“Os resultados mostram que (a vacina) pode prevenir infecções em qualquer faixa etária”, divulgou em um comunicado o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar.

 

De acordo com uma reportagem da agência de notícias Kyodo, um estudo da Universidade de Nagasaki, no sudoeste do Japão, descobriu que entre aqueles com idades entre 16 e 64 anos, uma terceira dose de vacina foi 69% eficaz na prevenção de um surto da cepa ômicron, em comparação com 43% para aqueles que receberam apenas duas doses.

 

A NHK também divulgou outras pesquisas semelhantes. Estudos no Hospital Universitário de Chiba e na Universidade de Kobe produziram resultados mostrando um certo grau de eficácia de terceiras doses.

 

Uma análise dos efeitos colaterais entre os profissionais de saúde feita pelo ministério incluiu febre, dores de cabeça e fadiga, mas a maioria desapareceu em poucos dias. Efeitos colaterais com duração superior a 10 dias foram raros.

 

Assista a Record TV no Japão ao vivo