A moeda japonesa segue em queda em relação ao dólar americano, a maior dos últimos 20 anos.

 
 
 
Texto: Silvio Mori
Foto: ©AdobeStock
 
 
 
Às 11h30, desta terça-feira (19), o dólar atingiu 127,67-70 ienes em comparação com 126,93-127,03 ienes em Nova York e 126,63-65 ienes em Tóquio às 17h de segunda-feira (18).


De acordo com a Kyodo News, há preocupações crescentes sobre o impacto que o recuo do iene terá na frágil recuperação econômica do país.


Segundo o presidente do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, a recente desvalorização do iene em relação ao dólar americano foi “bastante rápida”, ao mesmo tempo em que alertou para o impacto negativo que o recuo da moeda pode ter na frágil recuperação econômica do país.


A observação, feita em uma sessão parlamentar, veio depois que o iene caiu brevemente para uma nova baixa em20 anos na faixa superior de 126 no início da semana.
 

A desvalorização do iene tem gerado preocupações sobre o impacto negativo que terá na economia japonesa, pois inflará os custos de importação para o Japão, com recursos escassos, especialmente em um momento em que o país viu preços mais altos de energia e commodities.
 
 

Assista a Record TV no Japão ao vivo