Um lote de um quilo de novas folhas de chá japonesas enroladas à mão da província de Shizuoka, no centro do Japão, foi vendido por um recorde de 1,96 milhão de ienes (cerca de US$ 15.466) no primeiro leilão da temporada deste ano, realizado nesta segunda-feira (18).
As folhas de chá verde foram cultivadas em Fujinomiya e vendidas no leilão anual do Shizuoka Japanese Tea Market. As autoridades do mercado disseram que, embora o chá deste ano tenha crescido mais lentamente do que o normal, sua qualidade continua excelente.
No início da manhã, um sinal anunciava o início das transações, e trabalhadores agrícolas, comerciantes de chá e outros podiam ser vistos negociando preços com ábacos “soroban” japoneses. Aplausos ecoaram quando os negócios foram fechados.
De acordo com a agência Kyodo News, O comércio também foi feito para chás cultivados fora da província de Shizuoka, inclusive da província de Kagoshima, no sudoeste, e da província sul de Okinawa. Espera-se que o final de abril seja o pico do trabalho de rolagem manual de chá.
Na primeira hora de comercialização, o Shizuoka Japanese Tea Market divulgou que, o volume de comércio de chá verde cultivado em Shizuoka era de 1.732 kg, com um preço médio por quilograma de 5.027 ienes.
A província de Shizuoka é conhecida em todo o Japão pela grande produção de chá verde.
18 abr 2022
0