A última vez que vagas foram abertas foi há 13 anos; número alto de interessados se deve ao fim da exigência de se ter formação universitária

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: Divulgação

 

 

Um recorde de 4.127 pessoas se inscreveu para a vaga de astronauta na Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA). Esta é a primeira vez em 13 anos que a agência seleciona interessados para a Estação Espacial Internacional e para missões de exploração lunar lideradas pelos EUA.

 

Segundo informações divulgadas pela agência de notícias AP, o número mais alto de todos os tempos ocorre justamente quando a agência abandonou, pela primeira vez, a exigência de que os candidatos tenham formação universitária. A mudança foi feita na esperança de recrutar pessoas com ampla experiência.

 

Uma reportagem da NHK, no entanto, lembrou que os candidatos precisavam ter pelo menos três anos de experiência de trabalho.

 

Do total, 919 candidatos eram mulheres, ou 22,2%, ficando aquém da meta da agência de ter interessadas do sexo feminino representando 30% de todos os candidatos. Sessenta e nove tinham 60 anos ou mais, sendo o candidato mais velho um homem de 73 anos.

 

Os selecionados após uma triagem inicial passarão por quatro rodadas de exames. A JAXA pretende concluir o processo de recrutamento até fevereiro do próximo ano.

 

“Esperamos que pessoas com talento extraordinário sejam selecionadas para que possam se encarregar da exploração lunar no futuro”, disse o ministro da Ciência, Shinsuke Suematsu, em entrevista coletiva.

 

Assista a Record TV no Japão ao vivo