Governo prepara um programa de apoio aos evacuados; ideia é conseguir emprego e ensinar o idioma japonês

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: ©Divulgação/Governo do Japão

 

 

Vinte ucranianos que fugiam da guerra em seu país chegaram ao aeroporto de Haneda, em Tóquio, hoje (5). Antes de embarcar em Varsóvia, na Polônia, eles se encontraram o ministro das Relações Exteriores, Yoshimasa Hayashi.

 

Segundo reportagem do jornal Mainichi, Hayashi, que estava em uma visita de inspeção da situação dos refugiados na Polônia, disse que conheceu pessoalmente os 20 ucranianos na capital polonesa e lhes deu palavras de encorajamento. O representante japonês também voltou ao Japão, mas em voo separado.

 

“Trazer ucranianos sem recursos financeiros faz parte dos esforços do governo para estender a assistência do ponto de vista humanitário”, disse Hayashi.

 

Até agora, o país havia recebido outros 393 refugiados ucranianos, desde a invasão russa em 24 de fevereiro. Todos tinham parentes ou amigos vivendo no arquipélago.

 

Agora, o governo japonês prepara um programa de apoio para ajudar os ucranianos a encontrar trabalho e aprender o idioma, além de fornecer seguro-saúde e auxílio moradia.

 

O governo disse também que cerca de 600 prefeituras e empresas locais se ofereceram para ajudar os desabrigados.

 

Assista a Record TV no Japão ao vivo