Primeiro-ministro quer conter o aumento do petróleo e de grãos, além de estimular a economia que se recupera da pandemia de covid-19
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: ©Gabinete do Primeiro-Ministro do Japão
O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, instruiu seus ministros para preparem um pacote com medidas de emergência para conter o aumento de preços. A guerra na Ucrânia vem abalando as economias mundiais e o líder japonês quer que o país esteja preparado e numa trajetória de recuperação pós-pandemia.
Segundo reportagem da NHK, Kishida pediu aos ministros para lidarem com áreas-chave, como o crescente aumento do preço do petróleo e o impacto da alta do preço do trigo nos alimentos e na ração animal.
“É preciso criar uma linha de financiamento para apoiar negócios e empresas de pequeno e médio porte afetados pela alta do preço do petróleo e pela pandemia de coronavírus, além de apoiar pessoas que enfrentam dificuldades para sobreviver”, disse o primeiro-ministro.
Kishida disse ao ministro da Revitalização Econômica, Daishiro Yamagiwa, para liderar a formulação de medidas até o final de abril, em estreita coordenação com os partidos da coalizão governista.
O Japão divulgou um orçamento recorde de 107,60 trilhões de ienes (US$ 881 bilhões) para o ano fiscal que começa na sexta-feira para apoiar a economia.