Líderes do G7 vão responder em conjunto a programas nuclear e de armas dos norte-coreanos
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: ©Gabinete do Primeiro-Ministro do Japão
A Coreia do Norte divulgou que realizou com sucesso um teste de um novo tipo de míssil balístico intercontinental, chamado de Hwasong-17. O disparo foi realizado na quinta-feira (24) e, de acordo com o jornal Rodong Sinmun, do governista Partido dos Trabalhadores, o míssil foi disparado diante da presença do líder norte-coreano Kim Jong Un.
Segundo reportagem da NHK, esta é a primeira vez que a Coreia do Norte anuncia o lançamento de um míssil Hwasong-17.
O jornal norte-coreano afirma que o míssil percorreu a chamada trajetória ‘elevada’, que possui um ângulo de lançamento mais íngreme que o usual. Na reportagem, Kim disse que o país vai continuar a impulsionar suas capacidades dissuasão para guerras nucleares, tanto em qualidade como em quantidade, em preparação para um confronto com o que chamou de imperialismo americano.
Em abril, a Coreia do Norte vai celebrar o 110º aniversário de nascimento do fundador do país, Kim Il Sung, o já falecido avô de Kim Jong Un. A comunidade internacional está em alerta, já que este é um evento chave para a Coreia do Norte.
Da Bélgica, onde participa de uma cúpula do G7, o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, disse que os líderes do grupo confirmaram que vão responder conjuntamente a respeito dos programas nuclear e de mísseis da Coreia do Norte.