Subcomitê do Ministério da Saúde aprovou ainda a administração de terceiras doses da vacina da Pfizer em crianças entre 12 e 17 anos
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock
O Japão dará início aos preparativos para a administração da quarta dose das vacinas contra a covid-19. O governo anunciou a compra de 145 milhões de doses dos imunizantes da Pfizer e da Moderna. Os detalhes sobre o público que vai tomar as doses adicionais serão determinados depois.
Um subcomitê do Ministério da Saúde também aprovou a administração de terceiras doses da vacina da Pfizer em crianças entre 12 e 17 anos, com as vacinações previstas para começar no próximo mês.
Segundo reportagem da agência de notícias Kyodo, as quartas doses de vacinas já são recomendadas em Israel e na Grã-Bretanha. Por enquanto, nestes países, os imunizantes são limitados à equipe médica e indivíduos com alto risco de desenvolver sintomas graves.
A proposta do Ministério da Saúde é estar preparado para administração de quartas doses, visando prevenir o desenvolvimento da doença ou sintomas graves, com base em dados sobre a eficácia e segurança.
O intervalo entre a terceira dose e os reforços adicionais será, em princípio, de no mínimo seis meses, mas o ministério vai reexaminar o assunto depois de levar em conta a situação no exterior.
“Precisamos estudar os destinatários (das injeções) e o momento para iniciá-las com base na duração da terceira vacinação e na eficácia das quartas injeções”, reforçou Hirokazu Matsuno, secretário-chefe do gabinete.