O tremor, que ocorreu dois minutos após um terremoto de magnitude 6,1, registrou 6 forte na escala de intensidade sísmica do Japão que vai até 7
Texto: Redação/Record TV Japan
Fotos: Reprodução/Twitter
Um forte terremoto com magnitude 7,4 atingiu a costa nordeste do Japão às 23h36 de quarta-feira no litoral de Fukushima, deixando três mortos e mais de 160 feridos.
O tremor acontece na mesma região e próximo da data da tragédia de março de 2011, quando um tsunami devastou uma grande área no litoral nordeste. Desta vez, houve alerta de tsunami e pequenas ondas foram registradas em alguns pontos.
O terremoto foi sentido em Tóquio, a cerca de 275 quilômetros de distância. Prédios balançaram por um longo tempo. Centenas de milhares de casas na capital ficaram na escuridão por uma hora ou mais, embora a energia tenha sido totalmente restaurada nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira. A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio afirmou que cerca de 2 milhões de moradias ficaram temporariamente sem energia.
Um dos grandes temores dos japoneses é a usina nuclear de Fukushima, bastante afetada em 2011 e que causou o segundo maior desastre nuclear da história. Mas não houve anormalidades nas usinas nucleares do país, disse o primeiro-ministro Fumio Kishida a repórteres. “Tomaremos todas as medidas possíveis para responder (ao desastre)”, disse.
O tremor, que ocorreu dois minutos após um terremoto de magnitude 6,1, registrou 6 forte na escala de intensidade sísmica do Japão que vai até 7 em partes de Miyagi e Fukushima. Em uma intensidade superior a 6, muitas pessoas acham impossível permanecer em pé ou se mover sem engatinhar. Os solavancos são fortes o suficiente para lançar as pessoas pelo ar, de acordo com a agência.
Assista a Record TV no Japão ao vivo