Paxlovid é a combinação de dois medicamentos antivirais; medicamento é o segundo aprovado no país

 

 

 

Texto: Redacão/Record TV Japan
Foto: Reprodução/Pfizer

 

 

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão concedeu a aprovação rápida para o uso de uma pílula oral contra covid-19 desenvolvida pela Pfizer. Com isto, o país aumenta as opções de tratamento para pessoas com sintomas leves.

 

O Paxlovid é uma combinação de dois medicamentos antivirais, nirmatrelvir e ritonavir. O governo fechou um acordo com a farmacêutica para adquirir o remédio para 2 milhões de pessoas dentre de um ano. Deste total, 40 mil já foram importadas.

 

“Vamos entregar (o medicamento) a instituições médicas já na segunda-feira”, disse o ministro da Saúde, Shigeyuki Goto, a repórteres. Ele também disse que o governo fará entregas adicionais ainda este mês.

 

Em dezembro passado, o Japão aprovou o medicamento oral Molnupiravir, desenvolvido pela farmacêutica norte-americana Merck & Co.

 

Goto disse que espera que os medicamentos orais desempenhem um papel significativo no tratamento de sintomas leves do COVID-19.

 

Segundo reportagem publicada pela agência Kyodo, ensaios clínicos mostraram que o Paxlovid tem uma chance maior de prevenir hospitalizações e mortes do que o molnupiravir, reduzindo esses riscos em 88% para pacientes que tomaram o medicamento dentro de cinco dias após o início dos sintomas em comparação com aqueles que receberam placebo, de acordo com a Pfizer.

 

O medicamento foi aprovado na Grã-Bretanha e autorizado nos Estados Unidos em dezembro para uso emergencial.