Medida vale a partir de quinta-feira e está prevista para durar até o dia 20 de fevereiro

 

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock

 

 

 

O governo japonês anunciou hoje a expansão do atual estado de quase-emergências para mais 18 províncias. No total, são agora 34 das 47 províncias japonesas que passam a implementar restrições para tentar conter o avanço da covid-19. 

 

As 18 províncias são: Hokkaido, Aomori, Yamagata, Fukushima, Ibaraki, Tochigi, Ishikawa, Nagano, Shizuoka, Quioto, Osaka, Hyogo, Shimane, Okayama, Saga, Oita, Kagoshima e Fukuoka.

 

“O ritmo de aumento dos casos de COVID-19 vem desacelerando claramente em algumas áreas já sob a medida”, disse o primeiro-ministro Fumio Kishida a repórteres, abordando a eficácia da medida quase emergencial. “Quero pedir sua compreensão e cooperação, pois precisamos limitar o número de pessoas (que se reúnem) em situações de alto risco e coibir o movimento de pessoas dependendo da área”, disse ele.

 

Entre as medidas estão a limitação dos horários de operação de certos estabelecimentos, como restaurantes e bares.

 

Kishida disse que o governo irá buscar o conselho e aprovação de especialistas sobre o seu plano de estender as medidas intensivas de combate ao vírus. 

 

O estado de quase-emergência está em vigor também em outras 16 províncias. São elas: Okinawa, Hiroshima, Yamaguchi, Tóquio, Saitama, Chiba, Kanagawa, Gunma, Niigata, Aichi, Gifu, Mie, Kagawa, Nagasaki, Kumamoto e Miyazaki.