Três membros de uma família que não tem registro de viagens ao exterior nas últimas semanas foram infectados com a nova variante
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock
O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão informou que três membros de uma família de Osaka foram infectados com a nova cepa da SARS-CoV-2, a ômicron, no que foi considerado os primeiros casos de transmissão comunitária da variante no país. Os pacientes não têm histórico de viagens ao exterior nas últimas semanas.
De acordo com o ministro da Saúde, Shigeyuki Goto, o governo tomará todas as precauções necessárias. Do trio, dois adultos já tem as duas doses da vacina. Eles e uma criança de 10 anos foram encaminhados a um hospital com sintomas leves. Dois outros membros da família aguardam o resultado dos testes.
“Não acreditamos que novos casos da variante Omicron estejam se espalhando no país”, disse Goto. Um dos infectados é um professor que trabalhou até um dia antes de apresentar os sintomas. Funcionários e alunos da escola onde ele trabalha serão testados.
“Implementaremos rapidamente medidas aprimoradas para conter a disseminação de infecções no Japão”, disse o primeiro-ministro Fumio Kishida a repórteres.
O governador de Osaka, Hirofumi Yoshimura, pediu aos residentes que tomem medidas para prevenir a infecção, especialmente porque muitas pessoas devem sair para festas de fim de ano. “É possível que haja outros casos de transmissões comunitárias”, disse ele em uma reunião com especialistas.
A província também decidiu estender as restrições aos restaurantes, como limitar o número de pessoas por mesa a quatro e as refeições internas a não mais do que duas horas, em um mês até o final de janeiro. (com informações da Kyodo News e NHK)