O governo espera que o aplicativo seja usado, por exemplo, em restaurantes e locais de eventos no país

 

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: Reprodução/App Store

 

 

 

O governo japonês começou a oferecer esta semana um aplicativo de celular criado para comprovar o recebimento da vacina contra a SARS-CoV-2, que causa a covid-19. Qualquer um pode baixar, gratuitamente, o aplicativo a partir de lojas virtuais para smartphones – App Store para usuários do iPhone e Google Play Store para quem usa Android. 

 

Para acessar mais informações, em japonês, sobre o aplicativo clique aqui (https://www.digital.go.jp/policies/posts/vaccinecert). No link há também códigos QR que levam o usuário diretamente para as lojas virtuais onde podem baixar o aplicativo.

 

De acordo com informações da página oficial do governo, pessoas já vacinadas podem usar seus cartões de identificação numérica e registrar o tipo de vacina recebida e a data da inoculação.

 

O governo espera que o aplicativo seja usado, por exemplo, em restaurantes e locais de eventos no Japão. Autoridades afirmam que, em viagens para o exterior, o período de quarentena de usuários do aplicativo pode ser encurtado em 76 países e territórios.

 

A Agência da Transformação Digital do governo japonês espera aumentar a conveniência através da digitalização das medidas de combate ao coronavírus. 

 

Segundo reportagem do jornal Mainichi, os usuários podem ocultar seu nome e data de nascimento. Além disto, as informações da versão do comprovante de vacinação do aplicativo para viagens ao exterior serão disponibilizadas em inglês.

 

O aplicativo está conectado ao Sistema de Registro de Vacinação (VRS) administrado pelo governo, o que significa que os usuários devem ter um cartão de identificação individual “My Number”. 

 

Moradores de alguns municípios supostamente não poderão usar o aplicativo por enquanto devido a uma portaria específica para o local onde moram, e a Agência Digital divulgou uma lista de municípios onde o aplicativo pode ser usado em seu site.

 

O governo também iniciou um novo serviço esta semana que permite que pessoas chegando ao Japão do exterior façam os procedimentos de quarentena e imigração online.