Evento tem como objetivo principal promover a mídia podcast na comunidade brasileira no Japão e conectar ouvintes e produtores
Texto: Redação/Record TV Japan
Arte: Divulgação SemanaPodosfera
Um grupo de produtores de conteúdo online do Japão se uniu para realizar, de 6 a 11 de dezembro, a 1ª Semana Podosfera Nipo-Brasileira. Durante os seis dias de programação, tudo de forma on-line, haverá muitas crossovers, collabs, lives, entrevistas, oficina de podcast e painéis de discussão. Convidados do Brasil e do Japão irão interagir com os podcasters e promover debates sobre essa mídia que ganha cada vez mais espaço.
O evento conta com o apoio da Associação Brasileira de Podcasters (Abpod) e tem como objetivo promover a mídia podcast na comunidade brasileira no Japão e conectar ouvintes e produtores.
“Através do podcast, o brasileiro no Japão pode adquirir novos conhecimentos, fazer amizades e ainda descobrir novas oportunidades de carreira”, diz um dos organizadores do evento, Carlos Eduardo Rios Vilaronga, 42, idealizador da hashtag #podosferanipobrasileira.
O brasileiro comanda dois podcasts: o EBVNcast e Você também Pod!cast. Para a semana de atividades, ele planeja um episódio especial, a gravação de um programa ao vivo e postagens no Instagram. “Todo esse movimento pode gerar oportunidades pra novos conteúdos e parcerias de negócios inclusive”, lembra.
Podcast
O áudio, por muito tempo, havia sido renegado basicamente à música e à inclusão de pessoas com deficiências auditivas. Mas, nos últimos anos, ele voltou a ganhar espaço no mercado com o crescimento progressivo dos podcasts. Até mesmo as emissoras de rádio aderiram ao modelo.
A pandemia ajudou a aquecer o setor, que deve ultrapassar os 2 bilhões de consumidores até 2025. A recente entrada da Amazon neste segmento é uma prova de que o apetite pelo áudio está cada vez maior e os gigantes da tecnologia não querem ficar de fora.
Segundo o Listen Notes, ferramenta de busca de áudios, já existem mais de 1,9 milhão de podcasts no mundo. O Brasil lidera o ranking dos países cujas produções aumentaram mais rapidamente.
Aqui no Japão, não é diferente. Cada vez mais, temos novos produtores de conteúdo ávidos por explorar a ferramenta. O conteúdo variado e rico em informação faz com que esta mídia tenha um alcance muito grande, o que a torna uma real colaboradora para o desenvolvimento e para o bem-estar da comunidade.
Wilians Alexandre Leite da Cunha, 42, co-host do Press Start Cast, lembra também que o podcast facilita a integração das pessoas. “Para nós, que saímos do Brasil e decidimos atravessar o mundo em busca de nossos objetivos, manter esse contato com outras pessoas, principalmente outros brasileiros, é muito importante. No caso do podcast, além de facilitar a conexão, amplia esse poder, pois não há a barreira física ou distância para se fazer isso”, diz.
Assista a Record TV no Japão ao vivo
Além disto, para Victor Honda de Abrantes, 28, eventos como este são uma oportunidade para trocar conhecimentos sobre essa nova mídia. “A comunidade podcaster é bem unida e todos sabem das dificuldades que temos para arranjar um tempo para gravar um episódio. Às vezes, deixamos de descansar para poder criar um conteúdo bacana. Por isso, esse evento tem o apoio dos casters, porque eles sabem valorizar o trabalho do outro e sempre dão uma força quando podem”, opina. Com uma pegada mais descontraída, o No Japão, o podcast criado por Victor, terá um episódio especial durante a próxima semana.
Rening Massaity Mendonça Masuyama, 37, host no Dropzilla e co-host do Press Start Cast está animado com esta primeira edição da Podosfera Nipo-Brasileira. “É difícil saber quantos estão produzindo conteúdo por aqui, então, um evento desses, é uma excelente ajuda. Conhecendo a galera, a gente consegue se apoiar e ajudar mais”, sugere o podcaster. “Da mesma forma que tivemos muito apoio de pessoas como o Carlinhos Vilaronga, do EBVNcast, podemos apoiar os que estão chegando agora. Além disso, criamos amizades muito fortes nesse último ano com pessoas fantásticas de vários casts bem legais”, conta o brasileiro, que prepara episódios especiais para a semana.
Quem também prepara muito conteúdo para o encontro é o casal Juca Kanashiro, 44, e Kellen Bijuh, 35, do Wasabicast. “Teremos novo episódio com participação de Carlinhos Vilaronga e Kleber Xupeta, uma live no canal da Bijuh no Youtube, várias postagens no Instagram e possíveis participações em outras lives”, enumera Juca. “É impressionante o quanto a mídia podcast cresceu nos últimos anos, e é mais impressionante ainda saber que ela pode crescer muito mais, já que um número infinito de conteúdos e formatos ainda podem ser criados”, atenta o produtor.
O evento conta com o apoio cultural da Embaixada do Brasil no Japão, dos Consulados-Gerais do Brasil em Hamamatsu, em Tóquio e em Nagoia, além do patrocínio da Tecnoponta Treinamentos e Nabecast Podcasts & Multimídia.
Programação
Durante toda a semana, os criadores de conteúdo crossovers, collabs, lives, entrevistas, oficina de podcast e painéis de discussão em seus próprios canais e pelo YouTube/nabecastjp e Twitch.tv/80bittv.
Mais detalhes da programação no site: http://www.podosferanipobrasileira.net
- PAINEL 01
Japão: Sexta-feira, 10 de dezembro, às 21h30
Tema: A evolução dos meios de comunicação
Convidados:
Alesse Nunes – jornalista, pesquisador, doutorando em Educação pela Universidade Soka (Tóquio, Japão) e co-fundador da Associação Brasileira de Podcast
Transmissão: YouTube/nabecastjp e Twitch.tv/80bittv
- PAINEL 02
Japão: Sábado, 11 de dezembro, às 08h15
Tema: Mercado de Podcasts – Panorama e Perspectivas
Convidados:
Fred Fagundes – jornalista e membro da Associação Brasileira de Podcasts. Escreve para sites e blogs desde 2003, e foi colaborador de importantes páginas, como Jacaré Banguela e Papo de Homem, além de produzir conteúdo para marcas como Netshoes, Coca Cola, Fiat, Heineken e Intel. Atualmente, ele é sócio da Altia Podcasts, a primeira produtora de podcasts de Mato Grosso. Ele também é gerente de projetos do influenciador Maurício Cid, criador do blog Não Salvo.
Bruno Balacó – jornalista, pesquisador, doutorando em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), podcaster e membro da Associação Brasileira de Podcasts.
Transmissão: YouTube/nabecastjp e Twitch.tv/80bittv
- PAINEL 03
Japão: Sábado, 11 de dezembro, às 09h45
Tema: Podcasts e Oportunidades
Convidados:
IraCroft – podcaster, roteirista, produtora, sócia no Mundo Freak, apresentadora do podcast Ah, Poisoquê e idealizadora da hashtag #MulheresPodcasters.
Emerson Rios – Bacharel em Administração de Empresas, com especialização em Gestão Pública e pós-graduando em Gestão de Escola de Ensino a Distância, Marketing e Vendas. Treinou mais de 3 mil pessoas e dirige a Tecnoponta Treinamentos e o Backsite Serviços On-line, fábrica de software especializada em gestão de comunicação institucional.
Transmissão: YouTube/nabecastjp e Twitch.tv/80bittv
- OFICINA DE PODCASTS
Japão: Sábado, 11 de dezembro, às 14h00
Oficina nível básico, on-line e gratuita.
Informações e inscrições: t.me/vocetambempodcast
- PAINEL 04
Japão: Sábado, 11 de dezembro, às 19h45
Tema: Podcasts e a mulher brasileira no Japão
Convidada:
Domenica Mendes – Host do podcast Estúdio 31 e idealizadora do movimento #OPodcastÉDelas (O Podcast É Delas)
Transmissão: YouTube/nabecastjp e Twitch.tv/80bittv
- PAINEL 05
Japão: Sábado, 11 de dezembro, às 21h15
Tema: Podosfera brasileira – Como tudo começou
Convidado:
Danilo Medeiros – empreendedor, produtor multimídia, desenvolvedor, músico, arranjador, divulgador da cultura Geek, criador do Digitalminds, o primeiro podcast do Brasil, e sócio da 32Bits® design interativo.
Transmissão: YouTube/nabecastjp e Twitch.tv/80bittv