Evento também reservou um espaço, denominado “cachaça corner”, para promover a degustação de cachaça e caipirinha

 

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Fotos: ©Rosa Toyonaga/Record TV Japan

 

 

 

O Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu (Shizuoka) realizou, na noite da última sexta-feira (12), a primeira edição do Bossa Brasil. O evento tem como objetivo utilizar a música brasileira para promover a integração e o intercâmbio entre os brasileiros e japoneses que vivem na região.

 

A estreia do projeto se deu na cervejaria Mein Schloss, um ambiente bastante tradicional na cidade, e teve entrada gratuita – o público só precisou pagar pelos produtos consumidos. Nesta primeira edição, a atração principal foi Duo Sammity & Música Viva formado pelos músicos Samuel Fujimura, brasileiro, e Michiko Watanabe, japonesa. Além de bossa nova, o repertório da dupla também incluiu canções de samba, choro, MPB e músicas japonesas e internacionais com arranjos de bossa nova. Música à parte, o Bossa Brasil também reservou, na casa, um espaço denominado “cachaça corner”, patrocinado pela marca Ypioca, para promover a degustação de cachaça e caipirinha.

 

foto: Sr. Aldemo Garcia, Cônsul-Geral do Brasil em Hamamatsu/ ©Rosa Toyonaga – Record TV japan

“Hamamatsu é conhecida como a ‘cidade da música’, onde há vários eventos musicais em todo o ano, como a Semana do Jazz, concertos e festivais de música. Mas, sendo também a cidade onde há a maior concentração de brasileiros no Japão, ainda não havia eventos com música brasileira”, explica o cônsul-geral Aldemo Garcia, sobre o que motivou a idealização do Bossa Brasil. “Atualmente temos cerca de 80% de vacinados no país e o número de casos de covid-19 está bem baixo. Por isso, resolvi levar essa ideia em frente.”

 

O evento foi batizado como Bossa Brasil devido ao fato de a bossa nova ser um gênero bastante apreciado pelos japoneses. Apesar disso, a proposta é incluir, no repertório, outros ritmos tradicionais brasileiros, como samba e música sertaneja, entre outros. Com a mesma intenção de promover a integração por meio da cultura, a repartição consular também estuda a realização de um Brazilian Day em Hamamatsu.

 

“Foi nossa primeira apresentação desde o início da pandemia, período em que recebemos vários convites, mas vínhamos recusando. Como os casos de covid-19 têm baixado, resolvemos iniciar novamente as apresentações, para levar um pouco mais de alegria e entretenimento às pessoas”, explicou o músico brasileiro Samuel Fujimura, da dupla Duo Summit. “A bossa nova proporciona elegância e é muito popular no Japão. Por isso, é uma alegria muito grande para nós podermos tocar em locais elegantes e divulgar a música brasileira para os japoneses.”

 

Michiko Watanabe, japonesa, e Samuel Fujimura, brasileiro, formam o Duo Sammity & Música Viva / ©Rosa Toyonaga – Record TV Japan

 

 

Zico em Hamamatsu

 

O cônsul-geral Aldemo Garcia acrescenta ainda que, na próxima quinta-feira (18), será realizada uma homenagem ao ex-jogador de futebol Zico, atual diretor técnico do time Kashima Antlers. O encontro com o ídolo será realizado no salão Musée Yotsuike. Para participar, é preciso enviar confirmação até o dia 15 por e-mail, em que também deve ser anexada comprovação de vacinação contra o coronavírus – duas doses (mais informações ao rodapé desta reportagem).

 

2º Bossa Brasil

 

O Bossa Brasil deverá ocorrer a cada dois meses, mas, excepcionalmente, a segunda edição será realizada já no próximo mês – está agendada para o dia 11 de dezembro (veja mais informações abaixo). A atração será outro dueto formado por um brasileiro e uma japonesa: o casal Roberto Casanova e Mika da Silva. 

 

Músico e dançarino, Casanova teve como um dos pontos altos de sua carreira a conquista, em 2009, do prestigiado concurso Nodojiman, promovido pela emissora pública NHK. A esposa Mika, que também é comentarista de rádio e de TV, é considerada uma das cantoras japonesas que mais divulgam a música brasileira no Japão. Ambos também já conquistaram, por três vezes, o prêmio Press Award Japão.

 

“Ainda precisamos seguir um protocolo de cuidados, mas felizmente a situação já nos permite esse tipo de celebração presencial”, afirma Casanova, sobre a expectativa de participar do próximo Bossa Brasil. “Passamos por um período difícil, muitas pessoas andam carentes, apreensivas, e ainda não é a hora de distribuirmos abraços e beijos como antes. Mas creio que poderemos transmitir um pouco de alegria e otimismo com nossa arte, ‘abraçando’ brasileiros e japoneses com nossa música.”

 

  • Homenagem a Zico

Data: 18 de novembro, a partir das 18h

Local: Musée Yotsuike

Endereço: 〒 433-8123 Shizuoka-ken Hamamatsu-shi Naka-ku Saiwai 358

Mais informações: protocolo.hamamatsu@itamaraty.gov.br (confirmação até o dia 15)

 

  • 2ª edição do Bossa Brasil

Data: 11 de dezembro, das 19h às 22h

Local: cervejaria Mein Schloss

Endereço: 〒 430-0929 Shizuoka-ken Hamamatsu-shi Naka-ku 3 Chome-8-1

Mais informações: http://hamamatsu.itamaraty.gov.br