O governo planeja aliviar as restrições em etapas, mas manter o horário de funcionamento dos restaurantes por um mês

 

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock

 

 

 

 

O governo japonês decidiu formalmente suspender o estado de emergência e outras medidas restritivas em todo o Japão no fim de setembro. A motivação foi a queda abrupta dos casos de covid-19.

 

Quando as medidas terminarem na quinta-feira, será a primeira vez desde 4 de abril que nenhuma das 47 prefeituras do país estará sob estado de emergência ou quase estado de emergência.

 

No entanto, segundo reportagem da agência de notícias Kyodo, o governo planeja aliviar as restrições em etapas. Os governadores de cada província vão decidir quais contramedidas devem permanecer e quais devem ser suspensas.

 

“No futuro, é importante equilibrar as contramedidas contra a covid-19 com a vida normal enquanto nos preparamos para futuras ondas de infecções”, disse o primeiro-ministro Yoshihide Suga, que atribuiu a queda dos casos à vacinação em massa.

 

Durante o estado de emergência, as pessoas foram orientadas a evitar passeios não essenciais e lugares lotados, enquanto os restaurantes e bares deveriam fechar às 20h e não servir bebidas alcoólicas.

 

“Servir álcool será possível, mas os governadores decidirão sobre isso apropriadamente”, disse Yasutoshi Nishimura, o ministro responsável pela resposta ao coronavírus no Japão, em uma reunião de painel de especialistas.

 

Segundo divulgou a mídia japonesa, o governo vai continuar a pedir aos estabelecimentos para que encurtem o horário de funcionamento e que reforcem as medidas antivírus.

 

Já os eventos terão um aumento da capacidade de público. Atividades esportivas poderão receber até 10.000 pessoas ou 50% da capacidade do local.

 

O Japão também está começando a facilitar as regras de quarentena para viajantes do exterior que foram totalmente vacinados, reduzindo os 14 dias necessários de auto isolamento em casa após a chegada para 10 dias a partir de sexta-feira.