Hoje é celebrado o dia nacional de Respeito aos Idosos no Japão; proporção em relação à população chega a 29,1%
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock
Hoje (20) é comemorado no Japão o Dia Nacional de Respeito aos Idosos. Para celebrar a data, o governo japonês fez um levantamento do número de pessoas com mais de 65 anos e a proporção em relação à população total. Ambos os números revelaram um total recorde, segundo o Ministério do Interior e Telecomunicações.
Existem hoje no país um total de 36,4 milhões de idosos, um aumento de 220 mil em relação ao ano anterior. Já a proporção em relação à população geral é de 29,1%, marcando aumento de 0,3 pontos percentuais. É preciso lembrar que a população total do Japão caiu 510 mil em relação ao ano passado.
Dados das Nações Unidas revelam que a proporção de 29,1% é a mais alta do mundo, e mais de cinco pontos percentuais acima da taxa da Itália, que com 23,6% de idosos, ocupa o segundo lugar.
Segundo reportagem publicada pela NHK, do total de idosos no Japão, 15,83 milhões são do sexo masculino e 20,57 milhões, do sexo feminino.
Justamente por causa dos problemas no setor previdenciário, viu-se um aumento do número de pessoas que continuam trabalhando após a aposentadoria. São 9 anos consecutivos de aumento de trabalhadores com mais de 65 anos. Hoje, a proporção deste grupo chega a 25,1%, a mais alta entre as potências econômicas.