Pyongyang havia alertado sobre retaliação depois que os Estados Unidos e a Coréia do Sul realizaram um exercício militar conjunto em agosto
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: Reprodução/
O governo sul-coreano diz que a Coreia do Norte lançou dois mísseis balísticos na tarde desta quarta-feira (15). O governo japonês diz que os dois projéteis aparentemente caíram no Mar do Japão, fora da zona econômica exclusiva japonesa.
O primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga condenou veementemente o lançamento e disse que foi uma violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU. “(A ação) ameaça a paz e a segurança do Japão e da região e é completamente imperdoável.”
Os mísseis não entraram em território japonês, disse o Ministério da Defesa do Japão. Após o lançamento, o primeiro-ministro convocou uma reunião do Conselho de Segurança Nacional e instruiu seu governo a continuar coletando informações, garantindo a segurança do tráfego marítimo e aéreo.
“Os recentes lançamentos repetidos de mísseis balísticos e outros projéteis da Coreia do Norte são um problema sério para o Japão e a comunidade internacional como um todo”, disse o Ministério da Defesa do Japão em um comunicado.
Na segunda-feira, a mídia estatal norte-coreana disse que o país testou no fim de semana um novo míssil de cruzeiro de longo alcance capaz de atingir quase qualquer lugar do Japão.
Segundo a agência de notícias Kyodo, a Coreia do Norte disparou os mísseis no início da tarde de quarta-feira, o primeiro lançamento em quase seis meses, disseram autoridades japonesas e sul-coreanas.
A Coréia do Norte havia alertado sobre retaliação depois que os Estados Unidos e a Coréia do Sul realizaram um exercício militar conjunto em agosto, apesar de seus protestos.