As preocupações com a variante Delta permanecem; Ministério da Saúde está considerando se as doses de reforço serão necessárias

 

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock

 

 

 

Mais da metade da população do Japão já foi totalmente vacinada contra o SARS-CoV-2. No entanto, a variante Delta e as novas cepas causam preocupação entre especialistas, pois são altamente contagiosas e estão complicando as coisas.

 

De acordo com informações do gabinete do primeiro-ministro, atualizado em 13 de setembro, 50,9% da população já tomou as duas doses, enquanto 63% haviam recebido a primeira dose.

 

Ainda segundo o governo, 80% das pessoas com mais de 65 anos já foram totalmente inoculadas. Em contrapartida, apenas 29,5% dos moradores com menos de 64 anos tomaram as duas doses.

 

“Se o atual ritmo de vacinação continuar estável, a taxa de pessoas totalmente vacinadas chegará a 60% no final deste mês”, disse Yasutoshi Nishimura, ministro do Gabinete que também é responsável pelas medidas contra covid-19.

 

De acordo com um relatório do grupo de pesquisa Our World in Data liderado, por pesquisadores da Universidade de Oxford, as taxas de pessoas totalmente vacinadas eram de cerca de 64% na Grã-Bretanha, cerca de 62% na França e cerca de 53% nos Estados Unidos em 11 de setembro.

 

O governo japonês estabeleceu a meta de concluir o processo de vacinação para todas as pessoas que desejam ser imunizadas de outubro a início de novembro. Medidas têm sido tomadas para promover a vacinação entre as gerações mais jovens para combater o vírus e evitar que o ritmo de inoculação diminua.