Primeiro-ministro Yoshihide Suga deve decidir sobre a extensão dentro de uma semana, após examinar os dados mais recentes de infecção e ocupação hospitalar

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock

 

 

Apesar do estado de emergência, o número de casos de covid-19 não diminuiu significativamente. Por isso, o governo japonês estuda a extensão da medida para terminar dia 13 ou 20 de junho nas nove províncias que seguem as instruções restritas atualmente, segundo divulgou a agência de notícias Kyodo. 

 

O primeiro-ministro Yoshihide Suga deve decidir sobre a questão na próxima semana, após examinar os dados mais recentes de infecção e ocupação hospitalar e consultar especialistas em saúde. Segundo uma fonte do governo, a data vai depender da situação de cada província.

 

O terceiro estado de emergência do Japão entrou em vigor em Tóquio, Osaka, Hyogo e Quioto no dia 25 de abril para acabar inicialmente no dia 11 de maio, mas a data foi estendida para 31 de maio. As áreas afetadas pela medida foram expandidas para Aichi e Fukuoka, e, posteriormente, para Hokkaido, Okayama e Hiroshima.

 

O governador de Osaka, Hirofumi Yoshimura, já avisou que vai pedir para o governo estender o estado de emergência. Hyogo também se pronunciou a favor. “O sistema médico está em uma situação grave. Precisamos fazer um julgamento depois de levar isso em consideração”, disse Yoshimura em coletiva de imprensa.

 

Já o governador de Hyogo, Toshizo Ido, indicou que seria difícil encerrar a emergência no fim deste mês. “Estaria longe de dizer que a declaração (do estado de emergência) deu frutos, a menos que a média móvel de sete dias fique bem abaixo de 100”, disse.