As ações incluem pedir que restaurantes e bares fechem às 20h, com multas por descumprimento, e limite de 5 mil pessoas em grandes eventos
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: Kanagawa foi uma das que entraram hoje para a lista de provícias que vão tomar medidas mais rígidas – ©AdobeStock
O governo japonês decidiu nesta sexta-feira (16) permitir que as províncias de Saitama, Chiba, Kanagawa e Aichi tomem medidas mais rigorosas de prevenção contra o coronavírus. Elas serão implementadas a partir da próxima terça-feira, dia 20 de abril, e permanecerão em vigor até o dia 11 de maio. A decisão foi tomada em meio à propagação de novas cepas do vírus, que seriam mais contagiosas.
Medidas mais rigorosas já estão em vigor nas províncias de Osaka, Hyogo, Kyoto, Okinawa, Miyagi e Tóquio.
As ações incluem pedir que restaurantes e bares fechem às 20h, com multas por descumprimento, e limite de 5 mil pessoas em grandes eventos. As autoridades seguem pedindo para que as pessoas evitem ao máximo sair de casa, mas com o aumento da temperatura, o que mais se vê nas ruas são pessoas passeando, fazendo compras e se divertindo.
A decisão foi tomada em um momento em que os casos de covid-19 no Japão aumentaram repentinamente, logo após o fim do estado de emergência no mês passado. A contagem nacional chegou a 4.000 pelo segundo dia consecutivo na quinta-feira, em meio à disseminação de variantes altamente contagiosas.
Como especialistas em saúde alertaram sobre o agravamento da situação durante os feriados de Golden Week, um dos períodos mais movimentados do ano para viagens, os governos das províncias mais afetadas pedem para que o governo central ações mais duras de combate à pandemia.