Exposição “Configurando o Futuro” na Embaixada do Brasil em Tóquio apresenta a bela amizade entre dois ícones dos quadrinhos: Osamu Tezuka e Mauricio de Souza
Texto: Ewerthon Tobace/Record TV Japan
Estudantes da Escola de Design de Shizuoka criaram projetos especiais com foco no intercâmbio Brasil-Japão – Foto: Ewerthon Tobace/Record TV Japan
“Peço desculpas pela minha ignorância”, vai logo fazendo a ressalva a jovem Eri Yamazaki. Com gestos contidos e desenvoltura na fala, a japonesa não esconde o embaraço quando perguntada sobre os trabalhos de Mauricio de Sousa. Mas abre um sorriso largo quando fala da turminha mais famosa dos quadrinhos brasileiros. “Antes de participar deste projeto não conhecia nada sobre a Turma da Monica. Mas depois de estudar e pesquisar bastante, a turminha acabou virando uma das minhas preferidas. Agora, eu simplesmente adoro”, decreta a jovem estudante do curso de design gráfico da Escola de Design de Shizuoka.
Eri faz parte de um grupo de 20 estudantes que, durante alguns meses, se debruçaram sobre os trabalhos de Mauricio de Sousa e as colaborações com os desenhos de Osamu Tezuka. Com foco no intercâmbio, os jovens foram estimulados a criar um projeto. A estudante japonesa, por exemplo, desenvolveu uma lanterna giratória, conhecida como kage-e em japonês, com desenhos da Turma da Monica.
“Os kage-e possuem um encanto único, podendo-se sentir uma suave afetividade. No escuro da noite, ao ver as imagens refletindo com a luz nos traz um conforto e aquece o coração”, explica a jovem, que criou o objeto pensando no ponto em comum entre os dois países. “Achei que seria o sol e as luzes do dia a dia. Assim, planejei utilizar estas luzes representando o intercâmbio”, diz.
Organizado pela Embaixada do Brasil no Japão e a Mauricio de Sousa Produções (MSP), o projeto “Configurando o Futuro” foca principalmente nos laços de amizade entre o Brasil e o Japão por meio do mangá, em especial a amizade de Mauricio de Sousa e Osamu Tezuka – considerado o “deus” dos quadrinhos japoneses, criador do famoso Astro Boy.
“Temos a convicção de que mesmo em tempos difíceis por causa do coronavírus, temos de celebrar os laços de amizade, que estão representados aqui nesta mostra pela amizade de dois ícones do mangá: Osamu Tezuka, criador do Astro Boy e pai do mangá moderno, e o nosso Maurício de Sousa”, disse à Record TV Japan o embaixador do Brasil no Japão, Eduardo Saboia.
Até o dia 25 de junho será possível acessar a mostra “Configurando o Futuro” neste link. “Esta exposição está fazendo uso de tecnologia o que permite que as pessoas possam vê-la do conforto de casa, em segurança”, lembrou Mauricio de Sousa, que participou de abertura oficial através de videoconferência.
“A visita virtual leva a pessoa a um passeio pelo espaço físico da embaixada, onde foram instaladas as obras”, explica Ricardo Okino, diretor da Mauricio de Sousa Japan, que cuida dos negócios da MSP na Ásia. Desse modo, poderá ser apreciada por admiradores de quadrinhos e mangá em todo o mundo. Ao todo são 30 obras e, para cada uma delas, o visitante tem a opção de acessar materiais extras, como vídeos e imagens.
A abertura oficial da mostra, que seguiu as regras de distanciamento social e reuniu poucas pessoas, foi acompanhada pela reportagem da Record TV Japan. O presidente da Tezuka Productions, Takayuki Matsutani, lembrou a bela amizade entre Mauricio de Sousa e Osamu Tezuka. “Tezuka dizia que o mangá e o animê ultrapassam as fronteiras”, disse. Ele contou ainda quando foi ao Brasil e participou de uma feira de livros. “Vi uma fila gigantesca para pegar o autógrafo do Mauricio e tinha gente que chorava ao chegar perto. Ele é um herói para o Brasil”, concluiu.
Além da exposição, um mural especial foi pintado em frente à embaixada. Quem estiver na capital japonesa pode ter a oportunidade de ver a exposição ao vivo, das 9h às 17h. O endereço é Minato-ku, Kitaaoyama 2-11-12.