Província também decidiu aumentar o nível de alerta para o “vermelho”; taxa de ocupação dos hospitais já chega a 70%
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock
A província de Osaka vem registrando um aumento acentuado de casos de covid-19 nas últimas semanas, o que obrigou o governo local a declarar estado de emergência médica. O sistema de saúde vem sofrendo pressão e, somente nesta quarta-feira, foram mais de 850 novos casos.
Segundo autoridades, a taxa de ocupação de leitos em Osaka por casos considerados graves já chega a 70%. A província viu o número de contaminações por SARS-CoV-2 crescer a partir de março. Também destacou que a grande maioria das infecções foi por novas variantes.
Na reunião da força tarefa contra a covid-19, o governo local tomou a decisão de aumentar o nível de alerta para o “vermelho”, o mais alto. A esperança é de que o as infecções diminuam.
A população foi orientada a não sair de casa sem necessidade e a evitar passeios neste momento.
Desde segunda-feira (5), Osaka, Hyogo e Miyagi estão em estado especial de alerta e pedem para bares, restaurantes e karaokês encerrarem o expediente mais cedo. Quem não cumprir as regras pode ser multado. As medidas vão até dia 5 de maio.
Por causa do aumento dos casos de covid-19, o governador de Osaka, Hirofumi Yoshimura, decidiu proibir a passagem da tocha pelas ruas da província. A chama olímpica estava programada para passar pela região nos dias 13 e 14 de abril.
Yoshimura quer que os corredores fiquem concentrados no Parque da Expo 70, num evento simples e fechado, para evitar que as pessoas se aglomerem nas ruas. O Comitê Organizador de Tóquio 2020 analisa a proposta.