Naruhito expressou também condolências às famílias que perderam entes para a Covid-19 e agradeceu aos profissionais da saúde que lutam para salvar vidas
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: O imperador Naruhito e a imperatriz Masako posam para uma foto em 2 de fevereiro de 2021 ©IMPERIAL HOUSEHOLD AGENCY/Divulgação
No dia do seu 61º aniversário, celebrado hoje (23/02), o imperador Naruhito divulgou uma mensagem na qual disse se sentir grato pela “perseverança e força do povo” no Japão em meio à pandemia de SARS-CoV-2. Ele agradeceu ainda aos profissionais da área de saúde que têm trabalhado intensamente para salvar vidas.
“Estou ansioso por um futuro brilhante depois que o público superar a pandemia do coronavírus com paciência, cooperando uns com os outros”, disse ele durante uma coletiva de imprensa realizada em Tóquio.
Naruhito também expressou suas condolências pelas inúmeras perdas sofridas no ano passado devido ao vírus e, segundo a agência de notícias Kyodo, reconheceu os esforços que as pessoas têm feito para prevenir a propagação das infecções, bem como as dificuldades e o estresse causados pela pandemia.
O imperador disse que pretende visitar a região Tohoku, nordeste do Japão, que no próximo dia 11 de março lembra os 10 anos do terremoto, tsunami e desastre nuclear de 2011. A tripla tragédia deixou mais de 20 mil mortos e desaparecidos. “Se eu tiver chance, espero visitar as áreas afetadas”, disse ele. “Sinto que as feridas das pessoas afetadas pelo desastre ainda não cicatrizaram.”
Por causa da pandemia, Naruhito tem evitado encontros pessoais com o pai, o ex-imperador Akihito, de 87 anos, e com o irmão mais novo, o príncipe herdeiro Fumihito, 55. Mas disse que eles têm se comunicado sempre.