Em meio a um aumento dos casos de Covid-19, popular jogo de captura de personagens traz também esperanças para o setor de turismo 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: Reprodução/Divulgacão

 

Pokémon Go é um aplicativo de captura de personagens da franquia Pokémon e que conquistou fãs em todo o mundo, desde que foi lançado, em 2016. O jogador utiliza um mapa paralelo e precisa se locomover para encontrar as criaturas. Sucesso no passado, o “Pokémon Go City Spotlight” volta este ano em quatro cidades no mundo. No próximo dia 22 de novembro, Quito será um dos palcos deste evento, o que vem gerando expectativas para o setor de turismo e também preocupações por causa da aglomeração de pessoas.

 

Este será o primeiro programa real a ser realizado após a disseminação de infecções por Sars-Cov-2. A desenvolvedora de Pokémon Go, Niantic Inc., anunciou que o evento será realizado entre 10h e 18h do dia 22 de novembro. Os locais foram escolhidos em parte por causa de suas situações de infecção por coronavirus. Além de Quioto, os jogadores terão uma atividade especial em Busan na Coréia do Sul, Auckland na Nova Zelândia e Tainan em Taiwan.

 

No passado, o evento “Pokémon Go City Spotlight” atraiu milhares de jogadores nos locais estipulados. Em 2017, por exemplo, cerca de 90 mil pessoas participaram da atividade de três dias nas dunas de Tottori. Outra ação, em Yokohama, também em 2017, atraiu perto de 2 milhões de pessoas em sete dias.

 

A cidade de Quito é um dos locais mais visitados do Japão. No entanto, com a pandemia de coronavírus, o setor de turismo sofreu um duro golpe. A campanha governamental “Go To Travel” deu um respiro, mas a taxa de ocupação dos hotéis ainda é baixa. Em setembro, apenas 33% dos quartos estavam ocupados. 

 

“Como uma cidade que se esforça para um turismo seguro e sustentável, Quioto dá as boas-vindas ao evento”, disse o prefeito da cidade, Daisaku Kadokawa. “Gostaríamos que os visitantes se divertissem jogando Pokémon Go enquanto apreciam a bela paisagem de outono da cidade”, completou.

 

Segundo reportagem do jornal Mainichi, ao mesmo tempo, o evento traz preocupações de aumentar o número de contaminações por causa de aglomeração de pessoas. Por isso, de acordo com o site oficial do Pokémon Go, o próximo evento só permite a participação de moradores das cidades selecionadas, o que significa que pessoas fora de Quioto não podem, teoricamente, participar do programa. No entanto, o jogo não possui recursos para confirmação residência do jogador.

 

Niantic enfatizou que vai pedir aos jogadores para encontrar os personagens Pokémon de forma responsável, com distanciamento social, uso de máscara e outras medidas de prevenção necessárias. Por isso, uma das grandes diferenças será a divulgação antecipada dos locais em que vão aparecer os personagens.