Estrutura com paredes transparente é uma das principais atrações de Shibuya; confira o vídeo especial da Record TV Japan

 

Texto e foto: Ewerthon Tobace/Record TV Japan

 

O famoso e popular bairro de Shibuya, na capital japonesa, ganhou uma nova atração turística: banheiros transparentes. As instalações ganharam destaque na internet, e não chamam a atenção do público desde que foram inauguradas. 

 

O idealizador do projeto foi o renomado e premiado arquiteto japonês Shigeru Ban. Ele utilizou um “vidro inteligente”, que faz com que as paredes do banheiro fiquem opacas quando a porta é trancada. A tecnologia não é nova. Na verdade, as placas de vidro precisam de corrente elétrica para permanecerem transparentes, por isso, mesmo se a energia acabar, os usuários não correm o risco de serem pegos de surpresa.

 

“O design tem tudo a ver com a resolução de problemas. Nesse ponto, há duas coisas que nos preocupam ao entrar em um banheiro público: segurança e limpeza”

 

Ban, vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura de 2014, diz que quando vai ao banheiro público observa alguns detalhes muito importantes. “Antes de entrar, todos querem verificar se não há ninguém escondido lá dentro, ou se está limpo, e isso é natural. Esta é uma solução para esses problemas”, afirma.

 

Foto: Ewerthon Tobace / Record TV Japan

Para o arquiteto, fazer edifícios com formatos estranhos ou interessantes não é um desafio, especialmente para instalações públicas. “O design tem tudo a ver com a resolução de problemas. Nesse ponto, há duas coisas que nos preocupam ao entrar em um banheiro público: segurança e limpeza”, diz.

 

Projeto inovador

 

O banheiro criado por Shigeru Ban faz parte do projeto Tokyo Toilet. A ideia é renovar 17 instalações no distrito de Shibuya. Uma parte já foi entregue ao público e outros banheiros devem ser finalizados até agosto do ano que vem. 

 

Ao todo, participam da iniciativa 16 grandes nomes da arquitetura e do design. Ente eles, Kengo Kuma, Tadao Ando e Junko Kobayashi. O organizador do projeto, Hanaoka Hayato, da Fundação Japão, diz que o objetivo é mudar hábitos, assim como mentes. “Esses designs exclusivos e avançados tornam os banheiros acessíveis a todos, independentemente de sexo, idade ou capacidade. Em última análise, demonstram as possibilidades de uma sociedade inclusiva”, afirma.

 

ASSISTA AO VIDEO