Projeto de lei garante ainda cobertura médica para quaisquer problemas de saúde decorrente da vacina

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: ABR/Divulgação

 

O Japão vai oferecer à população vacinação gratuita contra o Sars-Cov-2, coronavírus causador da Covid-19. O projeto de lei que garante o acesso gratuito ao remédio foi aprovado hoje (27) pelo gabinete do governo e garante também cobertura médica em caso de problemas de saúde desencadeados pela vacina.

 

Segundo reportagem da rede pública NHK, o governo japonês fez um acordo com empresas farmacêuticas dos Estados Unidos e do Reino Unido para ter acesso a doses das vacinas que venham a ser desenvolvidas. 

 

O plano das autoridades é começar a campanha de vacinação ainda no primeiro semestre de 2021. Segundo fontes ligadas ao governo, a ideia é imunizar a população para poder realizar com mais tranquilidade a Olimpíada de Tóquio, que começa em julho do próximo ano.

 

Segundo o projeto de lei divulgado pela imprensa japonesa, caso a empresa farmacêutica tenha de pagar algum tipo de indenização às pessoas que tenham a saúde afetada pela vacina, o valor será totalmente reembolsado pelo governo japonês.

 

Também foi aprovado hoje uma revisão da legislação sobre quarentena. Assim, continua valendo até fevereiro do ano que vem a medida que obriga pessoas que testarem positivo para a Covid-19, vindas do exterior, a ficar isoladas em quarentena com acompanhamento de profissionais de saúde.

 

Vacinação contra gripe

 

O governo japonês também começou uma campanha para incentivar as pessoas a tomar vacina contra gripe com antecedência. A preocupação é um surto simultâneo de infecções gripais e do coronavírus, o que pode congestionar o sistema de saúde do país.

 

A prioridade é para pessoas com mais de 65 anos ou que tenham histórico de doenças, mas todas as faixas etárias podem procurar os hospitais, centros de saúde e clínicas para receber a vacina. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 66 milhões de doses devem ser oferecidas na temporada deste ano.