Foto: No feriado de Ano Novo, os japoneses costumam viajar para o interior do país / ©JNTO

 

Governo pedirá às empresas que estendam a folga para evitar aglomeração de pessoas e, assim, evitar que o coronavírus se espalhe pelo país

 

Texto: Redação/Record TV Japan

 

A pandemia de coronavírus está longe ainda de acabar. Para evitar aglomerações no feriado de Ano Novo e, assim, diminuir o risco de contaminação do Sars-Cov-2, o governo japonês vai pedir às empresas que estendam a folga em cerca de uma semana. Desta forma, seria possível mitigar o fluxo de viajantes que visitam parentes ou saem de férias nesta época do ano.

 

Yasutoshi Nishimura, ministro responsável pela revitalização econômica, anunciou o plano nesta sexta-feira, 23. Segundo reportagem da agência de notícias Kyodo, o governo vai pedir para que as empresas concedam folgas até o dia 12 de janeiro, um dia após o Dia da Maioridade. Normalmente, o retorno ao trabalho seria no dia 4 de janeiro.

 

Há três grandes feriados no Japão, em que grande número de pessoas viaja internamente. Trens, aviões e rodovias ficam lotados nestas épocas. No fim do ano, além do movimento de viajantes, há a aglomeração de pessoas em templos e santuários, para a primeira visita do ano, chamado de “hatsumode”.

 

A ideia surgiu de uma discussão entre especialistas de um comitê do governo, que levantava ideias de como prevenir a disseminação do coronavírus durante o feriado de Ano Novo. A preocupação das autoridades é com os idosos que moram no interior do país, já que neste feriado os familiares costumam visitá-los.

 

Número de casos

 

Nesta sexta-feira, o governo metropolitano de Tóquio relatou 186 novos casos de Covid-19. O número é resultado de 5.265 testes realizados no dia 20 de outubro.

 

O total acumulado de casos na capital já chega a 29.706. O número de pessoas infectadas com sintomas graves em Tóquio é 23, uma a menos que na quinta-feira, disseram as autoridades de saúde.

 

O Japão já acumula 95.134 casos, dos quais 1.697 morreram em decorrência de complicações provocadas pela doença.