Associação de Soldadores Estrangeiros do Japão, com apoio do Consulado-Geral do Brasil em Tóquio, realizou um curso gratuito para latinos e ensinou as noções básicas da profissão

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Fotos: Divulgação

 

A Associação de Soldadores Estrangeiros do Japão (FWAJ, na sigla em inglês) realizou, nos dias 3 e 4 de outubro, um curso gratuito de solda prática de TIG. Seis participantes latinos, entre eles brasileiros, participaram do treinamento.

 

A entidade ministra cursos desde 2009 e já formou muitos profissionais em todo o Japão. 

 

O presidente da entidade, Aldo Tanoue, explica que o curso gratuito ofereceu aulas práticas de segurança e de higiene no trabalho. “É uma forma das pessoas despertarem para a necessidade de se profissionalizar a fim de conseguir recolocação no Japão”, enfatiza ele.

Foto: Divulgação

Tanoue lembra que o treinamento teve o objetivo de colaborar com a iniciativa do Consulado-Geral do Brasil em Tóquio que, juntamente com o Conselho de Cidadãos de Tóquio, vem realizando atividades nesse sentido para a comunidade brasileira.

 

O curso ofereceu noções básicas de solda de TIG. Os interessados em continuar nessa formação poderão frequentar o curso preparatório da associação. Nesse caso, o curso será realizado no segundo ou quarto final de semana, a partir de novembro. O valor é ¥50 mil.

 

Após o curso básico, o aluno pode dar continuidade ao treinamento com o curso intermediário para o exame da JIS (Japanese Industrial Standards), com aulas teórica e prática. O valor é de ¥ 50 mil.

 

Ao final, todos recebem certificado emitido pelo Foreign Welders Association of Japan.