Segundo Ministério de Assuntos Internos, deixar de participar da pesquisa ou passar informações falsas pode render multa de até ¥ 500 mil

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: Reprodução

 

Termina no próximo dia 7 de outubro, quarta-feira, o prazo para preencher o formulário do censo populacional 2020 (kokusei chousa / 国勢調査). A pesquisa é realizada a cada cinco anos e todas as pessoas, independente de nacionalidade, que morem no país por mais de três meses são obrigadas a responder as 16 questões online ou em formulário de papel enviado pelo correio.

 

No site do Ministério de Assuntos Internos e de Comunicações existe uma cláusula sobre pesquisas que diz que aqueles que deixam de participar ou passam informações falsas podem ser obrigados a pagar multa de até ¥ 500 mil. A penalidade é garantida por lei e está descrita no artigo 61 da Lei de Estatísticas do Japão (Toukei-hou / 統計法).

 

O censo do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações, em seu centenário neste ano, busca dados sobre todos os residentes japoneses e não japoneses, como composição familiar, mudanças na residência e situação de emprego em 1º de outubro deste ano.

 

O ministério criou campanhas na tevê, rádio e outros meios de comunicação para incentivar os residentes a preencher os questionários online. O governo quer aumentar as taxas de participação online para cerca de 50% do total de respostas, ante os 36,9% no censo de 2015.

Reprodução

Cerca de 610 mil recenseadores começaram o trabalho em setembro. Porém, por causa da pandemia de Covid-19, os questionários foram colocados nas caixas de correio, em vez de serem entregues na porta como costumavam fazer. Além disto, as explicações sobre o conteúdo foram dadas por interfone para evitar contato direto.

 

Apesar de estar previsto em lei a multa para quem não colaborar, até agora ninguém foi penalizado. No entanto, já aconteceu casos de prefeituras que aumentaram a população da cidade de forma indevida para ganhar mais recursos do governo central.

 

O último censo mostrou que a população do Japão era de 127.094.745, marcando um declínio pela primeira vez desde o início da pesquisa em 1920.

 

Como participar

 

Pela internet, o prazo para responder as questões termina em 7 de outubro. É preciso entrar com o “login iD” e “Access Key” impressos na “Guia de resposta pela internet” que está dentro do envelope entregue nas residências.

 

O questionário na internet está disponível em português, japonês, inglês, chinês, coreano, vietnamita e espanhol. Pode ser acessado por smartphone, tablet e computador. Confira aqui.

 

Atenção: quem optar por responder pela internet não precisa preencher o formulário de papel.

 

Já os que preencherem o formulário entregue em casa, também precisam colocar o envelope nas caixas dos correios até o dia 7 de outubro. Não é preciso selar.

 

Quem tiver dúvidas ou não recebeu o envelope deve ligar no call center do censo populacional pelo telefone 0570‐07‐2020, das 8h às 19h. O atendimento será em japonês, mas há opções em outros idiomas. Mais informações em português podem ser obtidas aqui.