Na pedra no centro do Memorial, a escritura: Durmam em paz, nunca mais repetiremos o mesmo erro
Eram 8h15 da manhã de 6 de agosto de 1945 quando a bomba atômica explodiu sobre a cidade de Hiroshima matando mais de 70 mil pessoas instantaneamente, deixando milhares de feridos e sequelas na gerações seguintes.
A Cerimônia de 75 anos em memória à paz que aconteceu hoje em Hiroshima, iniciou às 8:00 da manhã, no mesmo horário que a tragédia aconteceu. O evento que acontece anualmente nesta data, reuniu autoridades de todo o país, jornalistas e familiares das vítimas da bomba atômica.
No discurso da cerimônia, o governador de Hiroshima Matsui Kazumi leu a declaração de paz e enfatizou:
“Dizia-se que em Hiroshima não cresceriam mais árvores ou grama durante 75 anos, mas conseguimos vencer a tragédia. Hiroshima hoje é uma grande cidade, recebe milhares de turistas e se tornou o símbolo da paz para todo o mundo.
Hoje lutamos contra o coronavírus, mas assim como Hiroshima venceu a destruição da bomba atômica, venceremos a pandemia também.
Logo após o término da gripe espanhola que matou mais de 5 milhões ao redor do mundo, veio a segunda-guerra mundial e que terminou com a bomba atômica. Não podemos repetir os mesmo erros do passado, mas temos que nos solidarizar contra as ameaças da humanidade. As palavras de um jovem que estava deitado debaixo da ponte juntamente com dezenas de outras que agonizavam com fortes queimaduras causadas pela bomba foi de que “a guerra acontece por que cada um só pensa em si mesmo”. ”
Terminou enfatizando que os líderes mundiais deveriam agora estar determinados a fazer com que o Tratado de Não Proliferação das armas nucleares estabelecido pela ONU há 50 anos atrás funcione efetivamente.
Museu em Memoria à Paz de Hiroshima
Veja as imagens da cerimônia que aconteceu hoje em Hiroshima.