foto: Cabinet Public Relations Office

 

Terminou hoje o estado de emergência no Japão, inicialmente decretado em 7 de abril. Na coletiva de imprensa realizada hoje (25) às 18h, o primeiro-ministro Shinzo Abe anunciou o fim do estado de emergência e o início da retomada das atividades econômicas em Tóquio e nas outras 4 província que ainda continuavam sob o alerta.

“Em somente 1 mês e meio, conseguimos controlar o surto das infecções” – ressaltou.

 

Existe um critério usado pelo governo e os especialistas japoneses para determinar o fim do estado de emergência. As novas infecções da semana anterior devem ser menor que 0,5 a cada 100 mil pessoas. Tóquio, Chiba e Saitama conseguiram atingir este limiar, mas Kanagawa e Hokkaido ainda marcavam 0,7 infecções na semana passada, mesmo assim Abe resolveu terminar o estado de emergência dizendo que a situação está sob controle.

 

Atualmente, o registro de novos infectados em todo o país caiu para menos de 50 pessoas por dia e restam menos de 2.000 internados nos hospitais.

 

Entre as medidas de auxílio à população e às empresas estão a ajuda emergencial de 200 mil ienes aos estudantes universitários e de escolas técnicas e aos profissionais da saúde, o pagamento de dois terços dos aluguéis de estabelecimentos comerciais por 6 meses e o subsídio salarial para empresas que deixaram de funcionar por conta do estado de emergência.

 

VEJA TAMBÉM: Números do coronavírus no Japão

 

Mais de 10 mil pessoas perderam o emprego neste ano

 

Como aplicar para receber os seus 100 mil ienes.

 

A retomada das atividades econômicas será em fases.

 

Na primeira fase já a iniciar amanhã (terça-feira), museus, bibliotecas e aquários já poderão reabrir, e será permitido aos restaurantes funcionarem até as 22h, duas horas a mais do que durante o período do estado de emergência.

 

Na segunda fase os cinemas e os shoppings poderão reabrir.

 

A partir de 1 de junho a 31 de julho, os eventos e shows poderão começar, mas somente com um público de menos de 100 pessoas. Já os grandes eventos esportivos poderão começar somente a partir do dia 19 de junho sem platéia. A entrada do público nas arquibancadas será permitida aos poucos a partir de agosto.

 

Já as casas noturnas, bares, karaokes, casa de shows e academias onde o risco de infecção em grupo é grande ainda continuarão fechados.

 

Até o momento, o Japão conseguiu evitar o aumento explosivo de infecções. Porém uma segunda onda ainda pode acontecer, por isso mesmo com o fim do estado de emergência todos os cuidados com a higiene, o uso de máscaras, a distância social devem ser mantidas. Os ambientes mal ventilados, aglomerações e conversar perto de outras pessoas ainda devem ser evitados.