O formulário para solicitação da ajuda de 100 mil ienes começou a ser enviado no dia 13 pelas Prefeituras de 650 cidades do país. Veja quais cidades na página especial do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações.
O restante das cidades ainda não iniciou o envio. Em algumas Prefeituras, o formulário 特別定額給付金申請書 pode ser baixado pela página da Prefeitura local e enviada antecipadamente por pessoas que tiveram diminuição na renda e precisam da ajuda com urgência, mas desta forma terá que preencher todos os dados a mão. A solicitação pela internet, pelo portal My Number, também já começou hoje na maioria das prefeituras.
O prazo de requerimento será de 3 meses após o recebimento do formulário.
Pelo formulário
O formulário que a Prefeitura enviar já estará preenchido com os nomes de todas as pessoas que moram na casa. O responsável ou representante da casa irá assinar e preencher com os seus dados bancários. O dinheiro da ajuda de toda a família será depositado nesta única conta.
Os documentos que devem ser enviados junto com o formulário são: uma cópia do Zairyu Card ou carteira de habilitação e uma cópia da caderneta do banco do responsável da casa.
Quem não quiser receber a ajuda também deve declarar isso no formulário marcando o quadrado ao lado do nome. A falta de envio deste também será considerado como recusa da ajuda, e este valor será usado para combater a disseminação do vírus.
Veja o modelo de preenchimento: CLIQUE AQUI
Pelo portal My Number
A aplicação por internet também já começou pela página do MyNumber, o portal Myna. Para aplicação pelo portal, você terá que baixar um aplicativo no seu computador ou celular. Vai precisar ter em mãos o cartão My Number (de plástico com chip) e a sua senha, caderneta do banco. Para computadores ainda é preciso ter um leitor de cartão.
Assista à instrução do Ministério para a solicitação online. (em japonês)
Passo a passo preenchimento pelo Smartphone – https://kyufukin.soumu.go.jp/doc/kyufukin_apply_sp.pdf
Passo a passo preenchimento pelo computador em PDF – https://kyufukin.soumu.go.jp/doc/kyufukin_apply_pc.pdf
Cuidado com golpes
Não será preciso gastar taxas para a solicitação. Por isso tenha cuidado com golpes.
O governo não irá solicitar taxas, informações pessoais e senha de banco por telefone ou email, e nem pedir que vá ao caixa eletrônico para fazer algum trâmite. As únicas formas usadas serão através do formulário ou através do portal My Number.
[…] LEIA TAMBÉM: Como aplicar para receber os seus 100 mil ienes. […]
[…] Como aplicar para receber os seus 100 mil ienes. […]