As 27 províncias dentre um o total de 47 no país, resolveram relaxar o pedido de ficar em casa à população e algumas já voltaram às atividades comerciais como Shizuoka, Nara e Nagasaki.
Entretanto, as 13 províncias que estão sob especial alerta devido ao grande número e infectados ainda não podem sair do estado de emergência.
O governador de Osaka anunciou um plano em fases para a retomada às atividades econômicas e sociais e disse que espera que seja um exemplo para o resto do país.
LEIA TAMBÉM: Já são mais de 30% as pessoas recuperadas do coronavirus no país
Hiroshima, Ehime e Okinawa ainda vão continuar com o pedido à população para ficar em casa e com o fechamento dos comércios.
Mesmo assim, as províncias que tiveram relaxamento do estado de emergência ainda pedem para que a população não viaje sem necessidade, não se desloquem pelas províncias e que não vá às casas noturnas.
“Não sabemos quando e onde as infecções aumentarão”, disse o ministro da economia Yasutoshi Nishimura. “Garantiremos que as medidas contra o vírus estejam em vigor ao acelerar o ritmo das atividades econômicas”.