O governo central divulgou no dia 20 como deve ser feito o requerimento da ajuda emergencial de 100 mil ienes.

 

Todos os cidadãos poderão receber a ajuda, inclusive estrangeiros, crianças e desempregados. Este dinheiro é uma doação do governo, não é um empréstimo e também não tem ligação com a renovação de visto.

 

A Prefeitura local enviará o formulário de requerimento por correspondência, sendo um formulário por família. Este já virá com os nomes de todas as pessoas que moram na casa bastando o responsável ou um representante da casa preencher com os seus dados pessoais e bancários e carimbá-lo. O valor total requerido pela família será depositado nesta única conta. 

 

Imagem ilustrativa de como parecerá o formulário – Jornal Sankei

O prazo de requerimento será de 3 meses após o recebimento do formulário.

 

Também poderá ser feito pela internet através do portal do My Number sendo necessário ter o número do My Number para confirmação. O portal abrirá as inscrições quando os formulários começarem a ser enviados.

 

O pagamento será através da conta de banco ou de correio, mas caso tenha algum motivo para que não possa receber por depósito, poderá retirar no guichê da prefeitura.

 

Pessoas que não tem endereço e mendigos também receberão, bastando registrar na Prefeitura o endereço de envio do formulário até o dia 27 de abril.

 

Quem não quiser receber a ajuda também deve declarar isso no formulário marcando o quadrado ao lado do nome. A falta de envio deste também será considerado como recusa da ajuda, e este valor será usado para combater a disseminação do vírus.

 

Cuidado com golpes

 

Não será preciso gastar com selo postal ou qualquer outra taxa. Por isso tenha cuidado  com golpes.

O governo não irá solicitar taxas, informações pessoais e senha de banco por telefone ou email, e nem pedir que vá ao caixa eletrônico para fazer algum trâmite. As únicas formas usadas serão através do formulário ou através do portal My Number.