foto: ©Cabinet Public Relations Office

 

Com o estado de emergência declarado em todo o país, o governo vai distribuir a ajuda emergencial de 100 mil ienes para todos os cidadãos, inclusive estrangeiros residentes que tenham o registro de residência regularizado. “Não existe motivo para excluir os estrangeiros” disse o secretário do governo.

 

O pagamento será realizado a partir da segunda metade do mês de maio.

 

Porém, para receber a ajuda, a pessoa interessada deve fazer a solicitação por correspondência ou pela internet para evitar aglomerações nos guichês das prefeituras. Os detalhes de como a solicitação tem que ser feita ainda não foram divulgados, mas o governo quer acelerar o processo para que a ajuda chegue o mais rápido possível à população.

 

LEIA TAMBÉM:  Consulta sobre coronavírus em 8 línguas

 

O que se deve fazer durante o estado de emergência?

 

Estado de emergência declarado para todo o país

 

O primeiro plano de distribuir 300 mil ienes somente para quem teve a renda reduzida foi cancelado, e o primeiro ministro pediu desculpas por causar a confusão. “A responsabilidade é minha, peço profundas desculpas à todos.” – disse no pronunciamento que aconteceu hoje às 18 horas.

 

Ainda enfatizou novamente que os deslocamentos sem necessidade devem ser evitados, especialmente durante o feriado do Golden Week, e o distanciamento social deve ser respeitado, reduzindo o contato direto com outras pessoas para 80%.  E terminou com uma mensagem de conscientização: “O futuro vai depender da atitude de cada um de nós, vamos mudar o futuro”.