foto: Cabinet’s public relations office
O Primeiro Ministro Shinzo Abe participou da reunião de cúpula especial da ASEAN (União das Nações do Sudeste Asiático) + 3 (Japão, China e Coréia do Sul) para discutir medidas de apoio mútuo no combate ao coronavírus.
Em videoconferência, os líderes concordaram em unir esforços para desenvolver o tratamento à doença. Abe enfatizou o dever de cooperação para que as informações e conhecimentos de cada país sejam compartilhados de maneira livre, transparente e rápida. Também solicitou à ASEAN a distribuição de suprimentos como roupas de proteção para os profissionais da medicina, pois estes suprimentos dependem da importação desta área. Abe disse que os líderes estão de acordo com as propostas.
Abe também explicou como expandir a pesquisa clínica do AVIGAN, o remédio produzido no país para influenza que tem demonstrado eficácia no tratamento da COVID-19. Muitos países demonstraram interesse pelo remédio.
O governo japonês planeja oferecer gratuitamente o remédio, também conhecido por Favipiravir, à 20 países para desenvolver as pesquisas de sua eficácia no tratamento da doença.
LEIA TAMBÉM: Japão oferece gratuitamente o Avigan a 20 países para combater o coronavírus e inicia estudo de fase 3
Província de Toyama vai ajudar a acelerar a produção de AVIGAN, eficaz no tratamento do coronavírus.
Em coletiva, Abe disse que os participantes se comprometeram no suprimento dos ítens de proteção médica necessários e produtos agrícolas para maior resiliência ao impacto da crise provocado pela doença na Ásia.
Os países que fazem parte da ASEAN são: Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Myanmar, Malásia, Filipinas, Singapura, Thailândia e Vietnã.