AVIGAN é um medicamento antiviral japonês para a influenza que demonstra ser eficaz para o tratamento de pneumonia causado pelo coronavírus.

 

Desenvolvido pela Fujifilm Toyama Chemical Co., subsidiária do Grupo Fijifilm, já mostrou produzir bons resultados no tratamento de várias doenças como a febre amarela, febre aftosa e outros. Pesquisadores da Universidade Wuhan e de outras instituições na China reportaram a melhora dos pacientes que usaram o remédio, especialmente na fase inicial.

 

Takazu Ishii, governador da província de Toyama disse que vai cooperar na aceleração da produção do remédio solicitando a produção às companhias farmacêuticas da província.

 

O governo japonês planeja triplicar o estoque do remédio para tratamento de 2 milhões de pacientes no país e ainda vai oferecer gratuitamente o remédio para 20 países que queiram testar no tratamento dos pacientes da COVID-19.

 

Os países que agora estão testando o remédio em pacientes são Bulgária, República Checa, Indonésia, Iran, Myanmar, Arábia Saudita e Turquia, e mais 30 países demonstraram interesse. Avigan já está em teste clínico para pacientes desde de março no Japão, os Estados Unidos e Israel também iniciarão os testes.

 

Avigan também conhecido por Favipiravir passou a ser produzido desde 2014 para uso no tratamento à influenza, mas não comercializado. Não pode ser usado por gestantes pelo risco de afetar o desenvolvimento do feto.

 

Com informações da Kyodo News