A TV Record celebrou na quinta-feira (28.05) a transição para a alta definição no Japão, tornando-se na primeira emissora brasileira a transmitir em HD para território nipónico. No ano em que passam 120 anos desde a assinatura oficial das relações diplomáticas entre o Japão e o Brasil, o canal dá mais um passo na consolidação do seu investimento no país.
O Okura Act City Hotel Hamamatsu foi o local escolhido para a cerimônia, repleta de pompa e circunstância, que contou com cerca de uma centena de ilustres empresários, jornalistas de vários órgãos de comunicação social, figuras públicas e diplomatas. Entre os convidados, esteve o Ministro José Antonio Gomes Piras, Cônsul-geral do Brasil em Hamamatsu, Paulo Amado, Cônsul-geral Adjunto, José Correia Acioli, Vice-cônsul, e Ricardo Seisho Goya, Gerente-geral do Banco do Brasil em Tóquio.
Durante a cerimônia, o Ministro José Antonio Gomes Piras parabenizou a TV Record, enaltecendo o seu percurso: “É uma satisfação pessoal ver o sinal HD lançado no Japão porque a TV Record faz parte da minha infância e juventude e de gerações de brasileiros. Com mais de 60 anos, ela é parte da história televisiva. E, hoje, continua a ser uma das principais televisões do Brasil e do exterior. Encontramos a TV Record em todas as partes do mundo, sempre com alta qualidade em termos de programação e de tecnologia”.
O Cônsul-geral salientou também o papel do canal junto da comunidade de brasileiros. “Através da TV Record, nos aproximamo da nossa terra tão distante e podemos trazer também a nossa cultura para aqui”, afirmou, referindo-se às iniciativas da emissora que visam a integração entre brasileiros e japoneses, como o ‘curso de português com a TV brasileira’, que contribuiu para que muitos japoneses aprendessem a falar português.
Com um assinalável crescimento do número de assinantes via web, a TV Record Japão transmite o seu sinal para toda a comunidade de língua portuguesa, do Japão à Oceania. Atualmente, vivem na ‘terra do sol nascente’ cerca de 180 mil brasileiros, na sua grande maioria pessoas que viajaram à procura de melhores oportunidades de vida.
Visivelmente orgulhosa com o evento, Rosa Toyonaga, Diretora-geral da TV Record Japão, fez questão de destacar o empenho que a emissora tem dedicado aos telespectadores: “Desde que começou a transmitir no Japão, a TV Record procurou pensar sempre no público, desenvolvendo sistemas modernos que pudessem abranger todo o mundo. Hoje, o canal pode ser assistido através da Fiber TV (IPTV) e da Record Streaming, para que todos possam, a qualquer momento e lugar, aceder à informação e entretenimento”.
A TV Record Japão é a única estação de televisão de língua portuguesa com sistemas modernos de transmissão que permitem, via streaming, acessos móveis à emissão (celulares, computadores, tablets, etc.), em qualquer lugar e a qualquer hora, ao vivo, 24 horas por dia. A emissora disponibiliza ainda aos seus assinantes a função videoteca, o que lhes permite recuar no tempo para poder rever os programas que já foram emitidos.
O lançamento em HD reflete bem o empenho e a confiança que a TV Record deposita no Japão e que levaram o grupo a iniciar, há já algum tempo, um plano de forte investimento em infraestrutura, distribuição e acesso ao canal. Tudo a favor da proximidade com os brasileiros e portugueses que ali vivem, como também dos japoneses que simpatizam com a cultura e língua portuguesas.
Uma ideia reforçada por Marcelo Cardoso, Presidente da Record Internacional: “Acreditamos que a comunidade brasileira no Japão é muito querida, por isso estamos aqui, e temos muita estima por este país. Acreditamos na comunidade de língua portuguesa no Japão e a TV Record contribui para preservá-la”.
Marcelo Cardoso destacou ainda os próximos grandes eventos esportivos a que a TV Record dará cobertura, como os Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho, ou os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, assim como os grandes destaques da programação da emissora. “É um prazer partilhar tudo isso com vocês; contem com a TV Record no que for necessário para a continuação da nossa cultura e da comunidade brasileira no Japão”.