Os organizadores confirmaram ter descartado 5 milhões de ienes em máscaras, aventais e desinfetantes
Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: AdobeStock
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio admitiu ter descartado um total de cerca de 5 milhões de ienes em itens de combate ao covid-19, incluindo máscaras, jalecos e desinfetantes, que foram preparados como parte das medidas, mas não foram usados em nove locais olímpicos. A notícia repercutiu em toda mídia japonesa.
O comitê organizador explicou que os itens foram jogados por não haver espaço de armazenamento. Também explicou que os procedimentos para entregar o material aos profissionais de saúde teriam demorado muito.
Segundo matéria divulgada pelo jornal Mainichi, entre os itens descartados estavam cerca de 660 caixas com 50 máscaras cada, cerca de 3.400 aventais e cerca de 380 frascos de desinfetante, o equivalente a cerca de 10% do que foi comprado.
“Lamentamos muito por não termos preparado o espaço de armazenamento, o que resultou em ter que jogar fora (os itens)”, desculpou-se o diretor executivo de operações, Satoshi Yamashita. Após o escândalo, a organização conseguiu arranjar espaço de armazenamento após a Paraolimpíada e vai distribuir o máximo de itens possível gratuitamente.