Brasileira recebeu três punições por falta de combatividade após combate extenuante contra a russa Madina Taimazova
Texto: Redação/R7
Foto: ©Gaspar Nóbrega/COB
A brasileira Maria Portela foi eliminada do torneio feminino judô da Olimpíada de Tóquio 2020 após lutar por quase 15 minutos contra a russa Madina Taimazova na categoria até 70 kg. Portela foi eliminada após receber a terceira punição por falta de combatividade e chorou muito.
Foi a segunda luta de Maria Portela nesta quarta-feira (28). Na primeira, ela ganhou em apenas 28 segundos.
Maria Portela, de 33 anos, viu o drama que viveu na Rio 2016 se repetir. Na última Olimpíada, ela também foi eliminada na segunda luta por receber punição durante o golden score. Ela deu uma entrada sem pegar no quimono da adversária e foi punida. A judoca estreou em olimpíadas em Londres 2012, quando perdeu por ippon na primeira luta.
Após quatro minutos de luta sem nenhuma das judocas pontuarem, o combate foi para o golden score (prorrogação), onde a primeira que pontuasse seria declarada vencedora.
Durante o golden score Portela chegou a derrubar a adversária, mas o árbitro de vídeo não confirmou ponto. As duas judocas receberam duas punições (três eliminaria a competidora).
Já cansadas, as judocas passaram dos 10 minutos de tempo extra sem nenhuma conseguir pontuar. O cronômetro precisou ser zerado e começou de novo. Em mais 58 segundos, a luta foi parada e Maria Portela foi penalizada pela terceira vez, sendo desclassificada. Ela não tem direito a tentar uma vaga na repescagem.
No masculino, o judoca Rafael Macedo perdeu na primeira luta em 31 segundos por um adversário do Casaquistão e foi eliminado.