Doze dos cartazes que participaram da escolha eram baseados no tema dos Jogos Olímpicos e oito nos Jogos Paralímpicos

 

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Fotos: ©Tokyo2020/Divulgação

 

 

 

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 divulgou dois cartazes icônicos que serão usados para simbolizar e promover o evento. Os cartazes foram selecionados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC) entre 20 trabalhos criados por artistas japoneses e estrangeiros. 

 

Doze dos pôsteres eram baseados no tema dos Jogos Olímpicos e oito nos Jogos Paralímpicos. É a primeira vez que um pôster icônico separado foi selecionado para simbolizar os Jogos Paraolímpicos.

 

O lançamento de pôsteres oficiais de arte é um dos pré-requisitos para as cidades-sedes, para criar um legado cultural para ficar sempre associado a uma determinada edição dos Jogos. Os trabalhos ficarão expostos a partir de agora no Museu Olímpico de Lausanne, na Suíça, e em outras coleções de museus e exposições especiais em todo o mundo. 

 

“O cartaz escolhido articula temas de abraçar a diversidade e a solidariedade; mensagens centrais que os Jogos Olímpicos sempre valorizaram enquanto trabalhamos para criar um mundo onde as pessoas estejam intrinsecamente ligadas umas às outras. Isso simboliza claramente o conceito dos Jogos de Tóquio 2020 de ‘Unidade na Diversidade’”, disse a diretora da Fundação Olímpica para a Cultura e o Patrimônio, Angelita Teo.

 

O designer gráfico Asao Tokolo, criador do cartaz da Olimpíada de Tóquio, disse que decidiu voltar ao básico e usar um compasso e uma régua para desenhar à mão o padrão quadriculado ‘ichimatsu moyo’, do emblema Tóquio 2020, que representa ‘diversidade e inclusão’. O artista escolheu ainda a cor índigo japonesa, que foi considerada ‘a cor da vitória’ pelos senhores da guerra durante o período Sengoku (final dos anos 1500 ao final dos anos 1600) e uma cor amplamente usada nas roupas usadas pelo povo durante o período Edo (1603 – 1868). 

 

“Para o pôster, o emblema é desenhado em branco sobre um fundo índigo japonês. O pôster é como uma batuta que é passada para a geração futura. Como um símbolo dos Jogos de Tóquio 2020, que marcarão um marco importante na história olímpica, espero que o pôster seja repassado e apreciado por muitos anos”, comentou.

 

Já o pôster dos Jogos Paralímpicos, segundo Andrew Parsons, presidente do IPC, foi difícil de ser escolhido, pois havia muitos cartazes excelentes. “No geral, tem sido incrível ver tantos grandes designers desenvolvendo suas visões dos Jogos de Tóquio em 2020. A postagem icônica do cartaz representa a diversidade e a alegria que temos nas Paraolimpíadas, proporcionando uma plataforma espetacular para mudar o mundo por meio do esporte”, comentou.

 

O grupo de designers gráficos Goo Choki Par, formado por três profissionais japoneses, explicou que o cartaz expressa a forte determinação dos para-atletas que continuam a se desafiar com muito otimismo. “A paixão não pode ser interrompida. A paixão é a esperança da humanidade que sempre foi transmitida através dos tempos. Ficaríamos felizes se o pôster paraolímpico que projetamos para os Jogos de Tóquio 2020 inspirasse e motivasse os atletas hoje e também no futuro”, disse o trio em um comunicado.

 

Produtos oficiais licenciados apresentando os dois pôsteres selecionados estararão à venda em breve em lojas no Japão. Além disso, até 5 de setembro, todos os 20 pôsteres de arte dos quais o COI e o IPC fizeram a seleção serão exibidos no Museu Olímpico do Japão, em Tóquio.