Organizadores do evento disseram em um comunicado conjunto que “acionarão todas as contramedidas possíveis e darão prioridade máxima à segurança”

 

 

Texto: Redação/Record TV Japan
Foto: ©Tokyo 2020

 

 

A menos de três meses da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, os organizadores divulgaram uma série de regras para atletas, comitivas, árbitros e imprensa. A organização já avisou que espectadores estrangeiros não virão aos Jogos e decidirá, em junho, se espectadores domésticos serão admitidos. O evento começa no dia 23 de julho.

 

“Estamos preparados para realizar os Jogos sem espectadores”, disse Seiko Hashimoto, presidente da Tóquio 2020, em uma coletiva de imprensa após uma reunião para finalizar a segunda edição dos “manuais” de regras da Olimpíada e da Paralimpíada.

 

Os organizadores, entre eles o comitê organizador da Tóquio 2020, o Comitê Olímpico Internacional (COI), o governo japonês e o Comitê Paralímpico Internacional, disseram em um comunicado conjunto que “acionarão todas as contramedidas possíveis e darão prioridade máxima à segurança”.

 

Entre as medidas, existe um plano para testar os atletas diariamente. A ação é mais uma tentativa para tranquilizar o público japonês, cada vez mais cético em meio ao agravamento da pandemia. Sem contar a lenta campanha de vacinação no país.

 

Quanto à segurança, os organizadores querem garantir ao público japonês que “fazem o que deve ser feito”, disse Christophe Dubi, uma autoridade do COI, em uma entrevista coletiva por videoconferência. Ele ainda defendeu a decisão de não tornar as vacinas contra covid-19 obrigatórias para visitantes, dizendo que nem todo país tem acesso a elas.

 

Chegada

 

Os atletas e aqueles em contato próximo com eles serão examinados todos os dias. Já os participantes terão que ter dois exames negativos antes de chegarem, não poderão usar o transporte público e terão que comer em locais específicos com medidas especiais de higiene.

 

Em uma videoconferência, Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), disse que a obediência dos manuais, que delineiam uma série de medidas anti-infecção, será cumprida com rigor. Mesmo sem espectadores estrangeiros, mais de 10 mil atletas, treinadores e suas equipes são esperados para o evento de 23 de julho a 8 de agosto.